Por thiago.antunes

Rio - Espalhar o uso da energia solar entre as comunidades do Rio e torná-las autossustentáveis. Pode parecer utopia, mas Higor Lopes, de 31 anos, começa a transformar seu sonho em realidade.

Presidente da Associação Energia Solar Ocidental (Asfour), ele espera a chegada, para agosto, de 26 painéis de células fotovoltaicas, doados pela ONG suíça Surya Association.

Jovem quer difundir uso de energia solar pelas comunidadesAndré Balocco / Agência O Dia

Morador da comunidade da Ocidental, entre Santa Teresa e Fallet, Higor vai dividi-las entre a Associação de Moradores dos Prazeres, a sede de sua ONG e uma casa-piloto no Fallet.

“Conheci os suíços em 2007 e desde então comecei a tocar a ideia, até que ela virasse um projeto e ganhasse vida”, conta ele, que vive de biscates empreitando reformas e pinturas. “As placas chegarão pela Uerj, pois, se eu as recebesse, teria de pagar 65% do valor somente de impostos”.

Projeto tem o aval da Uerj, que pretende espalhá-lo pelas favelas

Na Uerj, o sonho de Higor encontrou abrigo. Segundo o professor Luis Chiganer, o Departamento de Engenharia Elétrica da universidade acreditou no jovem e, mais ainda, já faz gestões junto à Empresa de Obras Públicas (Emop) para viabilizar o sonho de iluminar mais casas de favelas na cidade.

Para Chiganer, encontrar Higor foi como juntar a fome com a vontade de comer. “A Uerj já tinha vários projetos nesta direção. Por isso vai dar suporte tecnológico ao projeto”, diz o professor.

União Flip/Flupp

A Feira Literária de Paraty (Flip) vai voltar a se unir à Feira Literária das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp). Dias 8 e 9 de julho, na Arena Dicró, na Penha, escritores como o irlandês John Banville e o gonçalense Rodrigo Santos, vencedor da Flupp Pensa de 2012, discutirão a política de livros no país.

Olha o caldo da nêga

Destaque no Guia da Gastronomia de Rua, Bárbara dos Santos, criadora do ‘Caldo da Nêga’, vai dar um workshop no curso de Gastronomia da Unisuam, em Bonsucesso, que começa na segunda.

Bárbara vai mostrar pratos que fazem sucessoReprodução

Há dez anos na praça do Rio Comprido, Bárbara recentemente cozinhou para a comitiva do Haiti que esteve no Rio.

Sopa de entulho

Bárbara, que também sentará entre os alunos, vai fazer a sua famosa ‘Sopa de Entulho’, uma das especialidades do ‘Caldo da Nêga’. “Leva carne, todos os legumes, costelinha, lombo e um toque diferente, com parmesão por cima”, conta ela, revelando a origem do nome. “O nome original era sopa de tudo’.

Dá-lhe Prazeres

O lixo orgânico na parte alta do Prazeres está com os dias contados. Quinta-feira foi apresentado o projeto do ‘Jardim dos Prazeres’, feito por um paisagista francês do ‘Domain du Rayol’, com apoio da Total. “Vamos ter adubo de uma usina de compostagem feita com este lixo”, diz Charles, que idealizou o projeto.

'Gringo' no Borel

A Copa da Conscientização, no Borel, termina hoje no campo da Grota com uma grande festa. Dez americanos do Colorado, voluntários da ONG Jocum, ajudaram a recolher lixo da comunidade. Os ‘gringos’ serão homenageados por terem dado quatro horas do dia para limpar a favela ao lado dos moradores.

Santa Marta

Um mutirão para pintar de azul-safira a área externa da Igreja de Santa Marta marcará a 100ª casa pintada na comunidade, dentro do projeto ‘Tudo de Cor para o Rio’, da Tintas Coral.

Jacaré

O projeto Cinemão, que vai às comunidades pacificadas exibir filmes aos moradores, apresenta hoje ‘Gonzaga - De Pai pra Filho’ na Bandeira 2.

Prazeres

O ‘Arraiá da Reciclação’, no Prazeres, foi adiado de hoje para o dia 6 de julho.

Mineira

A Associação de Moradores da Mineira faz reunião hoje, no terraço do Bar do Chico, para ouvir as demandas da parte alta da comunidade.

AS 22 CRIANÇAS do Fallet conquistaram 15 medalhas na Copa Mineirinho de Jiu-jítsu, que aconteceu no sábado passado.

Você pode gostar