Rio lança pacote de bondade de R$ 3,8 bilhões

Verba, já liberada por Brasília, entra no pacote de bondades com que Cabral busca reverter sua queda de popularidade

Por tamyres.matos

Rio - O prefeito Eduardo Paes vai anunciar, provavelmente na semana que vem, R$ 3,8 bilhões em obras para mais de 40 comunidades do Rio, entre elas Morro dos Cabritos (Zona Sul), Barreira do Vasco (Zona Norte), Vila Joaniza (Ilha do Governador), Chácara do Céu (Tijuca) e Complexo da Penha (Zona Norte).

A verba, já liberada por Brasília, entra no pacote de bondades com que Sérgio Cabral busca reverter sua queda de popularidade. Ele foi o tema central do encontro entre o governador e lideranças comunitárias, segunda-feira, no Palácio Guanabara. O próprio Cabral anunciou o investimento, que faz parte da segunda fase do programa ‘Morar Carioca’, da prefeitura.

Cabral numa de suas intervenções durante a reunião de segundaarquivo pessoal

Logo após falar dos números, passou o microfone para o secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, que estava na mesa e deu detalhes da promessa. Fundamental na eleição de Paes, Cabral agora cola sua imagem à do prefeito e sonha em erguer o seu vice, Luiz Fernando Pezão.

ESGOTO, ÁGUA, HABITAÇÃO E PRAÇAS NO ‘MORAR’

O ‘Morar Carioca 2' é um mix de várias obras, com construção de quadras esportivas multiúso, praças de lazer, melhorias de acesso, esgoto sanitário, drenagem e água potável, entre outras. Dependendo da necessidade maior de cada uma das comunidades contempladas no pacote, as obras reforçarão prioritariamente um destes setores. A ideia é transformar as comunidades abrangidas em bairros como outros quaisquer.

NA PROVIDÊNCIA, LIMINAR PAROU PROGRAMA

O ‘Morar Carioca 1’, no entanto, parou na Providência, apesar de o teleférico estar pronto. Lá, Carmem Regina de Deus, 54, conseguiu liminar. Ameaçada de remoção, não se conforma em sair de casa. “Não sou contra a obra, sou contra a forma como foi feita”, diz.

OBRAS TRAZEM ALÍVIO À POLÍTICA DE PACIFICAÇÃO

A ‘invasão social’ com o pacote de bondades do ‘Morar Carioca 2’ vinha sendo pedida insistentemente pelo Secretário de Segurança José Mariano Beltrame, cuidadoso com o destino do projeto de pacificação. Beltrame acredita que as obras anunciadas vão facilitar a vida dos policiais que trabalham em UPPs, que para ele estão muito expostos por serem a única ponta do Estado, com efetiva presença, nas comunidades ocupadas.

PEZÃO A TIRACOLO

E por falar em Pezão, o candidato à sucessão e vice de Cabral esteve a seu lado durante toda a reunião. Mesmo sem uma intervenção relevante, Pezão conseguiu capitalizar o encontro com as lideranças.

URBANIZAÇÃO ATÉ 2022

A meta do ‘Morar Carioca’, incluindo as três fases, é ousada: até 2022, todas as comunidades do Rio terão recebido intervenções. A terceira fase começa em 2017 e fecha o ciclo que promete revolucionar os morros.

‘ESPORTE RJ’ SUBSTITUI O PROJETO ‘RIO 2016’

Na reunião também esteve presente o secretário Estadual de Esportes e Lazer, André Lazaroni, que anunciou o fim do projeto ‘Rio 2016’, criado pelo governo do estado e que levava atividades esportivas às comunidades.

Há poucos meses no cargo, Lazaroni repete o ciclo de encerramento de projetos feitos pelos antecessores para criar um que tenha a marca do ocupante da vez, no caso o ‘Esporte RJ’. No Morro da Mineira, o professor André Luís está há três meses sem receber seu salário pelo ‘Rio 2016’.

PLANO MAL INCLINADO

Principal obra de intervenção no Santa Marta, o plano inclinado que serve a comunidade rateia. Construído em 2007, sofre com a falta de manutenção e volta e meia fica parado. Quando isso acontece, o mau cheiro se espalha pela comunidade, já que é por ele que desce o lixo recolhido nas partes altas.

FALA, MINEIRA!

A Associação de Moradores da Mineira recebeu um reforço de peso: 20 novas cornetas que vão se juntar à rede atual e chegar a locais da comunidade que não tinham o serviço. Segundo o presidente Pedro Paulo, as novas cornetas ajudam os moradores a se inteirar sobre projetos que acontecem na sede.

AGENDA

MANGUEIRA

A Orquestra Jovem de Violinos do Centro Cultural Cartola se apresenta hoje na Faetec Adolpho Bloch , como parte das homenagens pelo centenário de Dona Zica.

CINEMA PARA TODOS

Com 1,5 milhão de estudantes beneficiados, o projeto Cinema Para Todos prorrogou o uso dos vales-ingresso até o dia 16 de outubro.

PRAZERES

Diretor da Totenham Foundation, Alex White visita hoje o Prazeres, onde os meninos jogarão a ‘Copa Zico 10’ representando a comunidade.

JARDIM BOTÂNICO

A Associação de Assistência ao Adolescente oferece aulas de reforço, informática e inglês. Tel: 2512-5267.

Últimas de _legado_Rio sem Fronteiras