Por bferreira

Rio - Inclusão. A palavra, das mais usadas por quem ajuda a romper as fronteiras da cidade, norteia mais um projeto do DIA: o Guia das Comunidades. A partir desta sexta-feira, com uma tiragem mensal, o leitor receberá encartado, grátis, dicas sobre passeios turísticos, festas, shows de samba, funk, exposições e peças teatrais nas comunidades pacificadas. Nas palavras de Flávio Mazzaro, o Fafá, presidente da Associação de Moradores do Fallet, uma chance de entender e viver a cultura das comunidades longe dos estereótipos.

“Com este guia, o leitor terá oportunidade de conhecer o lado mais bonito da comunidade: sua cultura” conta Fafá. Charles Siqueira, ativista cultural do Morro dos Prazeres e um dos criadores do grupo de turismo Prazeres Tour, faz coro. Para ele, mais uma vez O DIA mostra sua sensiblidade sobre temas importantes para a cidade. “Ter uma publicação que faça um raio-X das comunidades, neste momento importante que vivemos, é muito inteligente”, prega.

O guia terá nove seções — passeios, ar livre, hospedagem, comer/beber, mapas, cultura, arenas/vilas, agito e eventos. Na sua primeira edição, destaque para a trilha do Morro Dois Irmãos, no alto do Vidigal, que tem levado centenas de turistas à comunidade por conta da vista imperdível. Há também o calendário de festas, shows de jazz, peças nas Arenas Culturais, a programação das Vilas Olímpicas, aulas de samba, de pipa, serviço sobre como chegar, mapa das UPPs...

Você pode gostar