Por tamyres.matos

O projeto ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’ chegou à telinha. Numa parceria inédita que leva a qualidade do jornal à televisão, o DIA fez um acordo com a TV Alerj para usar seu horário e exibir a série de debates que tem produzido nas comunidades pacificadas do Rio. A estreia— debate no Morro da Mineira — será nesta terça-feira, às 21h50, após o Jornal da Alerj. No Rio, a TV Alerj pode ser sintonizada no canal 12 da NET. Já em Niteroi somente no Canal 3.

Diretor de Redação do jornal, Aziz Filho destaca a oportunidade de fazer parte do momento histórico pelo qual a cidade passa. “O DIA espera, com esta parceria, dar mais voz às comunidades em busca de soluções”, diz o jornalista, satisfeito com a nova etapa do projeto. “O programa ajuda na busca de qualidade de vida nas favelas, nestes tempos de paz que estão sendo construidos”.

Colunista do jornal%2C André Balocco comanda os debates%3A estreia é hojeReprodução

Diretor de Jornalismo da TV Alerj, Aristides Boyd festejou o que considera como mais qualificação para a sua televisão, cujo principal foco é dar transparência ao Legislativo estadual.

“Esta parceria nos enriquece, pois preenche nossa grade de programação com material de conteúdo. Estamos recebendo a grande mídia na TV”, afirmou Boyd.

O primeiro programa foi realizado na Mineira. O tema do debate foi ‘Esporte como forma de inclusão social.’ Nele, foram apresentados trabalhos como os do Luta pela Paz, ONG que já formou 10 mil jovens na Maré desde sua fundação, e a experiência dos policiais Thiago

Diórgenes e Flávio Teixeira na UPP da Providência, onde dão aulas de jiu-jítsu para crianças e adultos. O historiador Édson Diniz, da Redes da Maré, falou sobre e perda da oportunidade de se deixar um legado às comunidades após o Pan de 2007 e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Índio da Costa, aproveitou para anunciar o lançamento do programa ‘Virando o Jogo’. Após a exibição, o programa entrará na grade de reprises da TV. Em outubro, será exibido o debate realizado no Fallet.

Próximo debate é no Salgueiro

Com a participação do secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, Jorge Luiz Barbosa, do Observatório de Favelas, Fabiana Scherer, gerente de cultura do Sesi Cidadania (Firjan), e dos grupos culturais locais ‘Os Balas’ e ‘Bonde das Tic Tacs’, o sexto debate da série ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’ acontecerá no bar e mercearia Caliel, no morro do Salgueiro, nesta quinta-feira, a partir das 18h. A mesa terá ainda a presença do empreendedor cultural Emerson Menezes, que faz saraus literários na comunidade.

Você pode gostar