Evolução nas comunidades em debate na TV Alerj

Retrospectiva da série 'Rio, Cidade sem Fronteiras' vai ao ar nesta terça-feira às 21h45 nos canais 2 e 3 da NET

Por marlos.mendes

Rio - Com uma retrospectiva dos debates que aconteceram em quatro comunidades do Rio em 2013, vai ao ar hoje, às 21h45, o quinto programa da série ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’, exibido na TV Alerj desde setembro. Produzido pelo jornal O DIA, o programa tem a duração de dez minutos e começa logo depois da apresentação do Jornal da Alerj.

O jornalista André Balocco apresenta o programa 'Rio%2C Cidade sem Fronteiras'Reprodução Vídeo

Este mês, será feito um resumo dos debates que foram realizados no Morro da Mineira (Esportes), Fallet (Novas Lideranças), Salgueiro (Cultura) e Santa Marta (Cinco anos de UPP). Na Mineira (maio), o destaque ficou por conta das críticas à rotatividade dos programas da área esportiva.

No Fallet (junho) houve pedido de desculpas do então chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Róbson Rodrigues, por causa dos erros cometidos na comunidade na ocasião da instalação da UPP no local. O primeiro comandante foi afastado após denúncias de corrupção feitas pelo DIA.

No debate do Salgueiro (setembro), sobre produção cultural na favela, foi anunciada a abertura de um edital para criação de novos pontos de cultura em favelas — a Padaria Caliel, local do encontro, é num deles.

O último debate foi no Santa Marta (novembro), no quinto aniversário da UPP. O coronel Frederico Caldas, comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, anunciou a criação de uma ouvidoria das UPPs e de um conselho comunitário das favelas. A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET, no Rio, e no canal 3, de Niterói.

Últimas de _legado_Rio sem Fronteiras