Por thiago.antunes

Rio - O processo de gentrificação do Vidigal já mudou a cara da parte alta da favela. A cada dia que passa mais e mais casas de moradores são substituídas por construções para abrigar hostels e outros negócios. Uma, em especial, está gerando uma intensa polêmica: a construção da Escola de Desenho de Vik Muniz. O artista plástico ergue um pequeno complexo no Arvrão, para receber e abrigar professores do exterior, que foi embargado pela prefeitura. A ideia é ensinar, voluntariamente, os segredos do desenho aos jovens locais.

Escola de Vik Muniz será erguida no VidigalNelson Vasconcelos / Agência O Dia

“Mas não pode tampar a vista”, reclama Marcos Ferreira, morador de 31 anos, diante das vigas já prontas para sustentar o 3º andar da construção. “E se depois da escola isso aí virar um hostel?”, pergunta. O fato é que a construção, caso avance, vai esconder parte da vista — justamente aquela que é formada pelos barracos. “Ele tem que parar no segundo andar.”

Favelas pacificadas serão cadastradas no Bing, disse gerente geral da empresaAndré Balocco / Agência O Dia

Bola fora no Vidigal

A festa da Microsoft no Vidigal, terça, para anunciar que a favela estava no buscador Bing, teve um momento de constrangimento. Os oito moradores que mapearam os 850 pontos no Bing ameaçaram não ceder o direito de imagem de suas fotos. Eles se sentiram enganados, já que ao participarem do projeto, não sabiam que ele era da multinacional

Bola dentro

Polêmica à parte, foi bonita a festa. O Bing está de olho no mercado da chamada ‘nova classe média’, que segundo o Instituto Data Popular, da Cufa, tem 7,8 milhões de pessoas no país. No Rio este número é de cerca de 790 mil pessoas. “Até o fim do ano vamos incluir todas as favelas pacificadas do Rio no Bing”, diz Lúcio Tinoco, gerente geral da empresa.

UPP em questão

A Revista de História da Biblioteca Nacional de junho joga luz sobre as UPPs e a ocupação do Alemão. Em artigo, o sociólogo Luiz Werneck Vianna lamenta a falta de diálogo entre policiais e moradores — em tese, a mola-mestra do projeto. “Não há vida associativa, quando é nisso que deveríamos apostar, e não em inciiativas paternalistas, de cima para baixo”, escreve.

Cerveja 'Alemão'

O Bistrô R&R, no Complexo do Alemão, lança semana que vem a primeira cerveja premium com o nome da favela: a ‘Complexo do Alemão’ é uma cerveja Lager Premium de alta qualidade, com sabor único, dourada, cremosa e de aroma inigualável —um prato feito para quem gosta. “Estamos fazendo história no mundo cervejeiro”, diz Marcelo Ramos, dono do bistrô.

Cufa aposta no ensino à distância

A Cufa aposta tudo no projeto de ensino à distância Porta Aberta. Em parceria com a Eschola.com, especializada em ensino à distância, e a agência de publicidade Binder, a Central Única de Favelas oferece aos jovens que abandonaram os estudos a possibilidade de completar o segundo grau e tentar o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). “Assim elas se capacitam e ganham chances de melhorar sua competitividade”, conta Celso Athayde, membro voluntário do conselho da ONG. O projeto já captou três mil novos estudantes .

Alemão

A Estação Adeus do teleférico do Alemão recebe hoje a segunda edição do Mesa Ao Vivo, evento gastronômico das 12h às 20h que reunirá os chefs Claude e Thomas Troisgros (Olympe e TT Burguer), Felipe Bronze (Oro e Pipo), Bianca Barbosa (Aconchego Carioca), Fernando Pavan (Volta) e Thiago Flores, entre outros. A UNISUAM e a Gastromotiva organizam o evento com a revista ‘Prazeres da Mesa’.

A favela e os gringos

A ONG Comunidades Catalisadoras está com inscrições abertas para lideranças comunitárias que queiram receber jornalistas estrangeiros durante a Copa.

Maré no Aterro

O Aterro do Flamengo será palco hoje do projeto Som da Maré. A partir das 12h, a Cia. Marginal, do Complexo, fará performances com depoimentos gravados de moradores.

'Padrão 'FIFA''

É assim que ficará o gramado do campinho da Mineira, segundo o presidente da Associação de Moradores local, Pedro Paulo Ferreira. A obra no campo, que vai captar a energia dos jogadores e transformá-la em iluminação noturna, está quase pronta.

Você pode gostar