Por tamyres.matos

Rio - O Campus Fidei, a imensa área onde o Papa Francisco vai rezar missa em Guaratiba, e que está recebendo milhares de peregrinos, faz parte da Fazenda Mato Alto, uma das mais importantes da região, e que ainda mantém alguns trilhos que eram usados para o transporte de mercadorias e também uma pequena locomotiva da época em que a agricultura dominava a então zona rural do Rio de Janeiro.

Alguns quilômetros dali fica a única testemunha da época em que os bondes circularam pela região, até o final dos anos 60: a antiga usina de manutenção dos bondes, prédio de 1917, hoje utilizado pela Comlurb e que rende boas fotos aos visitantes, até porque ainda mantém alguns trilhos logo na entrada. Fica no Largo do Monteiro, ao final da Estrada de mesmo nome, que fez parte da antiga Sesmaria dos Monteiro, também uma das grande fazendas da região.

Tanta história se conecta com uma visita ao Park Shopping, ali pertinho, que começa a receber mais atividades culturais, além dos sete cinemas já instalados, mas já promovendo exposições e esquetes teatrais no palco instalado logo na entrada. Uma sugestão interessante seria seguir o exemplo do Bangu Shopping, inserido dentro da antiga Fábrica de Tecidos Bangu, e promover uma exposição permanente, uma espécie de centro de memória, contando a história das muitas fazendas de Campo Grande e Guaratiba, que promoveram o desenvolvimento daquela região desde a fundação da cidade, em 1565.

O ParkShopping fica na Estrada do Monteiro, 1200 (tel: 24147424).

Você pode gostar