Por tamyres.matos

Rio - Inaugurada em 1998, a Lona Cultural Gilberto Gil, em Realengo, homenageia o músico que imortalizou o simpático bairro da zona oeste na música "Aquele abraço" ("Alô, alô, Realengo/Aquele abraço). Além da ampla programação de shows e peças numa região com poucas opções culturais, a lona conta com oficinas de jazz, balé clássico, teatro e outras.Ela também é conhecida como Lona da Capelinha pelos moradores, por ficar na praça da Capelinha. A programação completa pode ser conferida no site http://www.lonagilbertogil.com.br/. A Lona Cultural Gilberto Gil fica na Avenida Marechal Fontenelle, 5000. Telefones: 3462-0774 e 3333-2889.

A lona se conecta com o projeto cultural da associação "Lata doida", que implanta diversos projetos de conscientização ambiental no bairro, entre eles o de ensinar a garotada a construir instrumentos musicais com material reciclável. O projeto já gerou um disco, o "Experimental Funk Lata Doida", lançado no último dia 3 na lona, e a associação trabalha com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, moradores do conjunto da Cohab de Realengo e que estejam em situação de "vulnerabilidade social". Além da construção dos instrumentos, os jovens estudam História da música brasileira.

Para quem quiser conhecer o "Lata Doida", o trabalho é feito na rua Helena, 35, em Realengo, perto da Avenida Santa Cruz. Telefone: 3489-7639. E-mail: [email protected] A associação recebe doações de diversos tipos de material para a confecção dos instrumentos.

Você pode gostar