Por tamyres.matos

Rio - Com 74 anos de existência, o Círculo Militar da Vila Militar promove uma série de eventos culturais em um lugar repleto de beleza arquitetônica com seus quartéis e prédios da virada do século XIX para o XX. O belo prédio do Círculo, em estilo neoclássico, foi inaugurado algumas décadas depois, em 1944, pelo presidente Getúlio Vargas. O Círculo Militar fica na Estrada São Pedro de Alcântara, bem em frente à estação de trem da Vila Militar. O endereço do site é www.cmvm.com.br. Telefones: 2457-5363 e 2457-4438.

Além das opções de lazer oferecidas pelo Círculo, ali perto a avenida Duque de Caxias é muito utilizada por ciclistas, skatetistas e corredores, que desfrutam de uma das pistas fechadas para os carros, com muitas árvores frutíferas e toda a beleza arquitetônica dos quartéis em volta. A Vila Militar, aliás, por ter sido um bairro planejado (no início do século XX), possui muito espaço para caminhadas, corridas e pedaladas.

Fez parte da antiga Fazenda Sapopemba e abriga quartéis importantes como o Regimento Sampaio e a Brigada Paraquedista. É comum vermos visitantes tirando fotos não apenas dos quartéis, mas também de equipamentos usados na II Guerra Mundial pelos pracinhas brasileiros, como tanques, canhões, armamento antiaéreo e até um avião, que ficam expostos ao longo do bairro. Na avenida Duque de Caxias há até um pequeno bonde restaurado que faz a alegria da criançada.

Você pode gostar