Por thiago.antunes

Rio - A Prefeitura divulgou o esquema de trânsito para o jogo entre Brasil e Inglaterra neste domingo às 16h.

Para esta partida, quando o Maracanã vai operar em capacidade máxima e com todas as entradas abertas ao público.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), CET-Rio e Rio Eventos Especiais, realizará um esquema especial de trânsito e operação em toda região próxima ao estádio. Este plano prevê a implantação de pontos de bloqueio, estabelecimento de rotas alternativas, logística operacional, entre outros.

A prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã na tarde deste domingo e pede atenção especial aos cariocas, que retornam do feriadão, para que evitem circular na região a partir das 18h, previsão de término da partida.

O esquema terá início às 17h deste sábado quando passa a vigorar a proibição de estacionamento nas ruas do entorno do Maracanã e com previsão de término para as 20h do dia do jogo, quando será restabelecido o trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

Toda a operação contará com 450 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 40 veículos operacionais e 45 motocicletas para monitoramento e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade.

Serão utilizados 37 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

Chegada

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não haverá nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores. A partir das 13h de domingo, a transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

Principais interdições

Mais uma vez o Viaduto Oduvaldo Cozzi ficará fechado ao tráfego de veículos para permitir que o pedestre possa caminhar desde a estação de trem e metrô de São Cristóvão até o Maracanã.

Além disso, a Avenida Macaranã, a Rua Eurico Rabelo e a Rua Mata Machado estarão totalmente interditadas para a circulação de pedestres no acesso ao estádio. A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante a partida.

A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias: Rua Professor Eurico Rabelo, Rua Visconde de Itamarati, Rua Isidro de Figueiredo, Rua Artur Menezes, Rua Conselheiro Olegário e Rua Mata Machado

No dia da partida (2/6), a partir das 12h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias: Avenida Radial Oeste (Avenida Presidente Castelo Branco), sentido Centro, Avenida Maracanã, em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã,Viaduto Oduvaldo Cozzi, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Professor Manoel de Abreu, em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã, Rua Mata Machado e Radialista Waldir Amaral.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

Rotas Alternativas

Principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

- Do Centro para Tijuca
Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros.

- Do Centro para Grajaú e Vila Isabel
Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem.

- De São Cristóvão para Tijuca
Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier.

- Da Tijuca para a Praça da Bandeira
Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros.

- Do Méier para o Centro
Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio.

- Do Méier para Tijuca/Grajaú e Vila Isabel
Seguir pelo Túnel Noel Rosa.

- Do Méier e Avenida Brasil
Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo.

- De Vila Isabel para Tijuca e Centro
Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo.

Você pode gostar