Por cadu.bruno

Rio - A manhã desta quarta-feira foi marcada por um nó que se formou no trânsito da cidade. No Viaduto do Gasômetro, um acidente envolvendo um veículo de passeio, na pista sentido Avenida Brasil, deu início ao congestionamento. No mesmo local, um ônibus sofreu uma pane mecânica, na altura da Rodoviária Novo Rio. Ainda no Viaduto do Gasômetro, uma faixa da via foi interditada para obras do Porto Maravilha.

Mapa mostra alterações viárias na Avenida Francisco Bicalho%2C onde ocorrem as obras do Porto MaravilhaDivulgação

Os reflexos do trânsito da Avenida Francisco Bicalho chegaram às Zonas Sul e Norte do Rio. Na Lagoa, motoristas já encontravam retenção no acesso ao Túnel Rebouças, sentido Praça da Bandeira. Quem saia da Grande Tijuca e do Méier também encontrou dificuldades. Radial Oeste, Elevado Paulo de Frontin, Avenida Maracanã, ruas Ibituruna , Mariz e Barros, Teodoro da Silva, Baraão do Bom Retiro, Hadock Lobo e São Francisco Xavier estavam com retenções em direção ao Centro.

Inversão de agulhas contribui

Começou nesta quarta-feira a inversão das agulhas da Avenida Francisco Bicalho. A medida visa assegurar a travessia de veículos de maior porte e altura que saem da pista lateral para a pista central. Para isso, a Prefeitura modificou o posicionamento das duas agulhas de ligação das pistas da Avenida Francisco Bicalho.

A agulha que fica na altura da alça de subida da Linha Vermelha, que antes funcionava no sentido da pista central para a pista lateral, passou a funcionar como saída da pista lateral.

A segunda agulha, próxima à Rodoviária Novo Rio, que funcionava no sentido da pista lateral para a pista central, foi alterada para permitir a entrada na pista lateral.

Por determinação da CET-Rio, foi suspenso o funcionamento do ponto de ônibus localizado entre as agulhas. A concessionária Porto Novo instalou placas de proibição de parada e estacionamento no trecho e retirar o abrigo de ônibus naquele ponto.

Outras mudanças para esta quarta-feira

Ainda nesta quarta-feira, serão implementadas novas alterações no trânsito para a continuidade de obras do Porto Maravilha, na Zona Portuária. A Rua Cordeiro da Graça será parcialmente interditada por três meses para conclusão das obras da Av. Binário do Porto.

A Praça Marechal Hermes foi totalmente interditada por três meses no trecho, que segue em direção à Av. Cidade Lima, após a entrada do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para a construção da alça de descida na ligação Viaduto do Gasômetro com a Avenida Binário do Porto.

Interdições da Avenida Francisco Bicalho

Na última quinta-feira, começou a interdição de metade da pista central da Av. Francisco Bicalho, no sentido Viaduto do Gasômetro, das 22h às 5h. A interdição acontece sempre de domingo a quinta-feira. Às sextas-feiras e aos sábados, o fechamento passa para o horário da 0h às 5h.

Para acessar a Av. Francisco Bicalho, motoristas poderão seguir pela faixa aberta na pista central ou utilizar a nova agulha, aberta com a finalidade de assegurar o fluxo de veículos no trecho, no horário de vigência da interdição.

Quem optar pelo desvio poderá retornar à pista central mais à frente, na passagem já existente, próxima à Rua Comandante Garcia Pires.A interdição parcial é necessária para a continuidade das obras do Porto Maravilha. O objetivo é a implantação de deságue da rede de drenagem no Canal do Mangue, no trecho entre a Rua Pedro Alves e a saída da Rua General Luiz Mendes de Morais.

Você pode gostar