Carro da Guarda Municipal é flagrado estacionado em calçada da Zona Norte

GM disse que Código de Trânsito libera estacionamento quando em serviço de urgência

Por O Dia

Rio - Dois dias após O DIA flagrar o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, estacionar o carro oficial do órgão em local proibido, um carro da Guarda Municipal do Rio foi flagrado estacionado na calçada da Rua Marechal Jofre, no Grajaú, Zona Norte da cidade.

Na imagem, registrada por Cleber Nascimento, seguidor de O DIA 24 Horas (@odia24horas), no Twitter, o carro pode ser visto ocupando a calçada da via, em frente à escola municipal Duque de Caxias. No local, uma placa indica a proibição de estacionar no acostamento da via.

Carro da Guarda Municipal para em cima da calçada em frente à escolaSeguidor %40cleber_neris

Em nota, a assessoria de imprensa da Guarda Municipal informou que "de acordo com o artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulância possuem prioridade de trânsito e gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência".

Ainda de acordo com a assessoria do órgão, "contudo, apesar da permissão, o comando da Guarda Municipal orienta seus agentes a seguir todas as normas de circulação e conduta estabelecidas pelo CTB, evitando, quando possível, parar ou estacionar em locais proibidos".

Embora, o Código de Trânsito Brasileiro libere o estacionamento no local para o carro da Guarda Municipal, o mesmo diz claramente que a parada deve ser feita apenas quando em caso de urgência. Segundo a Guarda Muncicipal, "os condutores da viatura mostrada na foto foram identificados e orientados individualmente a evitar este tipo de prática".

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas