Por adriano.araujo

Rio - A Cedae vai parar por 24 horas a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, a partir das 4h da manhã desta quinta-feira. A Estação Guandu é responsável pelo abastecimento da cidade do Rio e da Baixada Fluminense. A medida visa a manutenção preventiva para preparar o sistema para o aumento do consumo que ocorre durante o verão.

"É melhor parar o Guandu preventivamente por 24 horas e detectar qualquer falha no sistema do que ficar passível de algum problema futuro, que poderia paralisar o abastecimento de água no Rio durante um longo período", disse o presidente da CEDAE, Wagner Victer.

Moradores das regiões atendidas pelo Guandu devem economizar água até a normalilzação do abastecimento. O abastecimento de água começará a ser normalizado com o religamento do sistema. Em áreas isoladas e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72h após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido.

A Cedae montou um esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver em manutenção.

Técnicos da Cedae farão a vistoria dos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema. O trabalho envolverá cerca de 800 pessoas.

Você pode gostar