Por adriano.araujo

Rio - Mais um carro oficial da Prefeitura do Rio foi flagrado estacionado em local irregular. O veículo foi visto, nesta terça-feira, pela seguidora de O DIA 24 Horas, Manuela Gomes (@MgManugome), sob a calçada da Avenida Passos, em frente ao número 91, no Centro do Rio. Na imagem, não é possível identificar a qual secretaria o carro pertence.

Carro da Prefeitura do Rio estaciona em cima da calçada no Centro da cidadeSeguidor %40MgManugome

Procurada pela reportagem, a Guarda Municipal, órgão responsável por fiscalizar e multar em caso de estacionamento irregular, apenas informou que "não há veículos desse modelo na frota da GM-Rio".

No dia 19 de setembro, um carro da Guarda Municipal foi visto estacionado sob a calçada da Rua Marechal Jofre, no Grajaú, Zona Norte da cidade. Na imagem, registrada pelo seguidor de O DIA 24 Horas, Cleber Nascimento, o carro podia ser visto em frente à Escola Municipal Duque de Caxias. Uma placa indicava a proibição do estacionamento no local.

O incidente do Grajaú aconteceu dois dias após O DIA flagrar o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, estacionar o carro oficial do órgão em local proibido, em plena Avenida Presidente Vargas, no Centro.

No caso do Grajaú, após o fechamento da matéria, a Guarda Municipal enviou adendo informando que a viatura registrada na foto servia ao Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e estava em atendimento na escola.

Carro da Guarda Municipal para em cima da calçada em frente à escolaSeguidor %40cleber_neris

De acordo com o artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulância possuem prioridade de trânsito e gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência.

Embora, o Código de Trânsito Brasileiro libere o estacionamento no local para o carro da Guarda Municipal, o mesmo diz claramente que a parada deve ser feita apenas quando em caso de urgência. Sobre o caso no Grajaú, segundo a Guarda Municipal, "os condutores da viatura mostrada na foto foram identificados e orientados individualmente a evitar este tipo de prática".

Você pode gostar