Por thiago.antunes

Rio - Começa neste domingo a Operação Verão 2013 de esquema especial de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio. Com as medidas, que serão adotadas até o dia 13 de abril do ano que vem, a região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha e Grumari, todos na Zona Oeste do Rio, terá restrição de estacionamento de carros e ônibus de turismo, como também para carga e descarga na orla. As normas vão valer para sábados, domingos e feriados, das 7h às 20h.

Este ano, a operação incluirá a Reservada Biológica da Barra, local que terá acessos controlados com o fechamento na Avenida Lúcio Costa, no retorno próximo à Toca da Traíra, à Avenida do Contorno, caso as vagas de estacionamento estejam ocupadas.
As reservas do Parque da Prainha e do Grumari também terão seus acessos com restrições.

Alternativa

A Avenida Estado da Guanabara, no trecho da Estrada do Pontal, e na Estrada de Grumari, altura da Roberto Burle Marx poderão ser fechadas após a ocupação de todas as vagas do local.
A intenção é de evitar o estacionamento irregular, que dificulta a saída de quem chegou mais cedo à praia. Os ônibus e microônibus fretados terão lugares próprios para parar.

Na Barra, será permitido estacionar na Avenida Raquel de Queirós, ao longo do meio-fio. Enquanto no Recreio, a área autorizada é no meio-fio da Estrada Benvindo de Novaes, em frente à cerca do Parque Chico Mendes. 

Para a fiscalização, operadores de trânsito vão fazer o monitoramento de motocicleta. Segundo a prefeitura, os agentes ainda estarão disponíveis para informar aos motoristas sobre vagas e rotas alternativas da região. Porém devem ser feitas sem que atrapalhe o tráfego. O órgão ainda pede para que se evitem filas duplas.

Você pode gostar