Por bianca.lobianco

Rio - Para saber quando o ônibus vai passar, se vem lotado ou vazio e como está o trânsito no trajeto, agora o usuário do Rio terá sua vida bastante facilitada. Bastará que ele envie um SMS para 28511 que ele irá receber as informações necessárias. O serviço já está disponível e pode ser utilizado 24 horas por dia, todos os dias da semana. A melhor parte dessa ação? O serviço é totalmente gratuito. Basta que ele indique a localização e o ônibus requerido. 

Esta é mais uma das atividades implantadas tendo em vista a realização de grandes eventos esportivos previstos para os próximos anos e para que os clientes das mais de 200 empresas de ônibus de todo o Rio possam enviar um torpedo também para registrar reclamações e comentários. Vale destacar que todas as mensagens de reclamações poderão ser respondidas em até cinco dias úteis.

A central de relacionamento com o consumidor da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) recebe mensalmente cerca de 30 mil registros pelos canais tradicionais (telefone, redes sociais e site). “O SMS é uma ferramenta ágil e acessível e torna a comunicação com os usuários do sistema de transporte ainda mais direta e pessoal”, afirma Antônio Carmona, analista responsável pelo projeto na Federação.

Desde o início deste mês, usuários cadastrados começaram a receber alertas via SMS sobre a interrupção momentânea do serviço ou trechos em que os ônibus operam com velocidade reduzida, assim ficará mais fácil se programar com alguma antecedência e optar por um plano B para chegar ao destino.

Informação em tempo real

A utilização do SMS é um avanço na comunicação com o consumidor e só foi possível graças a integração realizada entre o sistema de gestão de atendimentos da Fetranspor e a plataforma de SMS da Zenvia, empresa de soluções de mobilidade, líder no mercado de SMS no Brasil.

“O SMS é um instrumento fundamental para se obter informações em tempo real sobre a situação dos transportes, seja do ponto de vista dos passageiros, seja do ponto de vista da organização, que terá condições de tomar decisões mais rapidamente, garantindo a qualidade dos serviços com uma eficácia ainda maior", analisa Rafael Lunes, Diretor de Negócios da Zenvia.

Para Lunes, este serviço torna-se ainda mais importante em ocasiões em que grandes eventos alteram a rotina dos espaços urbanos: “o SMS é extremamente útil no dia a dia, mas principalmente quando algum evento de grande porte, como a Copa e as Olimpíadas, se aproxima. Sabemos dos problemas de mobilidade urbana que enfrentaremos em 2014 e o SMS tem muito potencial para se tornar um forte aliado tanto dos passageiros quanto das empresas de transporte coletivo”, afirma.

Você pode gostar