Por tamyres.matos

Rio - A partir do próximo domingo será montado esquema especial de tráfego na região do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito para realizar obra de adutora na Avenida Brasil. As intervenções serão realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo.

O bloqueio será feito na pista lateral da Avenida Brasil sentido Centro, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Rua Santos Lima (Rua da Igrejinha). A operação de trânsito vai mobilizar 25 controladores da CET-Rio, viaturas e motocicletas para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Painéis de mensagens variáveis móveis e fixos passarão orientações aos motoristas, informando bloqueios e rotas a serem utilizadas, além de informar as condições do tráfego em tempo real. Clique na imagem abaixo para ampliar o infográfico:

Confira rotas alternativasArte O Dia

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego.

Veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, dois reboques da CET-Rio posicionados no entorno farão a desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente. A operação de tráfego será mantida até o término da obra, com previsão de duração até o fim de fevereiro.

INTERDIÇÕES

A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da obra
Bloqueio da pista lateral da Avenida Brasil sentido Centro, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Rua Santos Lima (Rua da Igrejinha).

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO

INVERSÃO DE SENTIDO
Com a interdição do trecho da pista lateral da Avenida Brasil, veículos que normalmente trafegam por esta via deverão utilizar como desvio as ruas Monsenhor Manuel Gomes e Santos Lima (Rua da Igrejinha), que terão sentidos invertidos.

ROTAS ALTERNATIVAS

Avenida Brasil – Centro
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.

Avenida Brasil – Túnel Rebouças
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Túnel Rebouças deverão utilizar a Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da operação (fim do mês de fevereiro)

Para viabilizar a rota de desvio será proibido estacionamento nas seguintes vias:
- Rua Monsenhor Manuel Gomes, ambos os lados;
- Rua da Igrejinha, ambos os lados;
- Rua Almirante Mariath, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo
- Rua Conde de Leopoldina, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo

MUDANÇAS DE ITINERÁRIO DOS ÔNIBUS

1 - As linhas regulares de ônibus que circulam na pista lateral da Avenida Brasil, no trecho interditado, deverão praticar o seguinte desvio de itinerário:
..., Avenida Brasil (pista lateral), Rua Monsenhor Manoel Gomes, Rua Santos Lima, Avenida Brasil,...

2 - A linha 210 (Caju x Praça XV) terá seu itinerário alterado conforme descrito a seguir:… Viaduto Ataulfo Alves, Rua Boituva, Avenida Brasil, Rua Bela, Rua General Bruce, Rua Monsenhor Manoel Gomes (NOVO SENTIDO), Rua Santos Lima, Avenida Brasil, ...

Ponto de ônibus
O ponto de ônibus próximo à passarela do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) será transferido para o ponto já existente na Rua Santos Lima esquina com a Avenida Brasil.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular nas vias da região e
respeitar os locais de proibição de estacionamento (reboques da Seop atuarão na repressão ao estacionamento irregular).

Rede de água

A adutora começou a ser construída no início de 2013 e já tem diversos trechos concluídos. Entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto, a adutora está pronta. A intervenção que provoca a interdição neste trecho da Avenida Brasil é para permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento.

O reservatório do Morro do Pinto, construído pelas obras do Porto Maravilha, tem capacidade de armazenar 15 milhões de litros de água e vai abastecer toda a Região Portuária. Será o terceiro maior da cidade (os primeiros são o do Pedregulho, perto do Vasco; e dos Macacos, no Horto Florestal), com potencial para atender população de até 500 mil pessoas.

Você pode gostar