Por tamyres.matos

Rio - O trecho da Avenida Rio Branco entre a Candelária e a Praça Mauá começa a funcionar sentido único em direção à Zona Portuária a partir deste domingo, às 7h. A inversão de mão deste trecho é a primeira etapa das mudanças na via. No domingo da próxima semana (16), com o fechamento do Mergulhão da Praça 15, o trecho que vai da Presidente Vargas até o Aterro vai se transformar em mão dupla e será exclusivo para ônibus e táxis.

Com as alteração que começam hoje, diversas linhas de ônibus terão os trajetos alterados. As linhas municipais e intermunicipais que vêm da Praça Mauá e passam pelo trecho da Rio Branco a ser invertido terão os trajetos desviados para a Rua Acre, Uruguaiana e Presidente Vargas.

Entre as intermunicipais, as principais mudanças são nos ônibus que ligam Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá ao Rio. A Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR) informou que, para estas, serão implantados dois novos pontos finais: um na Praça Pio X, em frente à Candelária, e outro na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Visconde de Inhaúma.

Neste último , estarão as linhas 100D (Niterói-Candelária), 101D (Niterói- Candelária, antiga Niterói-Castelo), 146D Candelária- Maricá via Itaipuaçu), 578D (Candelária-Ponta Negra, via Cajueiro) e 590R (Candelária-Ponta Negra, via Boqueirão). Já no ponto da Praça Pio X, ao lado da Candelária, no sentido Praça 15, estarão as linhas 545D (Candelária-Alcântara), 565D-Candelária- Venda das Pedras, 566D (Candelária-Venda das Pedras), 709D (Candelária-Charitas, via Icaraí), 730D (Candelária-Charitas, via Fonseca), 731D (Candelária-Charitas, via Fonseca), 770D (Candelária-Itaipu) e 771D (Candelária-Pendotiba).

A prefeitura informou que serão instaladas faixas e placas de sinalização em todo o trecho onde haverá mudanças. Além disso, agentes de trânsito ajudarão a orientar os motoristas.

Você pode gostar