Por camila.borges

Rio - A partir de agora, passageiros que terão interrupções dos serviços de transporte, receberão o cartão Siga Viagem, que tem a finalidade de atender aos usuários de Barcas, Metrô e Trens. O cartão dará ao seu portador o direito a uma passagem no modal de sua preferência, inclusive ônibus municipais e intermunicipais que aceitem o Bilhete Único, a fim de dar continuidade à viagem interrompida.

Durante os primeiros 60 dias, contados a partir desta quarta-feira, 26, o cartão Siga Viagem será confeccionado em papel. Nesse período, será desenvolvido o modelo definitivo, feito em plástico rígido e com chip de segurança. Cada concessionária arcará com os custos de implementação do cartão Siga Viagem. Tanto o cartão provisório quanto o definitivo vão permitir o embarque imediato do usuário no modal escolhido.

Serão distribuídos tantos cartões Siga Viagem quantos forem necessários para garantir aos usuários o acesso ao transporte de sua escolha. As concessionárias deverão estar aptas a distribuir os bilhetes tão logo o plano seja acionado.

Para o acionamento do Plano de Contingência Integrado, serão consideradas ocorrências que impeçam a continuidade do serviço, do ponto de vista operacional, para as quais a perspectiva de restabelecimento do serviço, sem opção no modal, seja superior a 30 minutos contados a partir do registro da ocorrência no Centro de Controle Operacional da concessionária. O diretor de operações da concessionária que tiver o serviço interrompido decidirá sobre o acionamento do plano, dando ciência imediatamente COR-Rio e à Agetransp. Por meio do COR-Rio, órgãos como SMTR, CET-Rio e Fetranspor serão acionados.


Você pode gostar