Rio - Um trem do ramal Saracuruna, com destino à Central do Brasil, partiu com pelo menos 16 minutos de atraso na manhã desta terça-feira. De acordo com a SuperVia, a saída da composição precisou ser reprogramada após problemas de sinalização no trecho.
Segundo o seguidor de ?O DIA 24 Horas Douglas Mendonça (@MendoncaDouglas), o trem deveria partir às 7h21, mas saiu da estação somente por volta das 7h37, ou seja, com 16 minutos de atraso, elevando o tempo de espera a 46 minutos. "Qual a dificuldade de Cumprir a grade de horário??", reclamou Douglas.
Já o seguidor Francisco (@ManeccoRio) também reclamou de atrasos no ramal Santa Cruz. Ele disse que esperou por 25 minutos um trem para a Central do Brasil, quando a grade de horários diz que os intervalos são de 8 a 15 minutos.
Em nota, a SuperVia esclareceu que trabalha com três pontos de fiscalização: Triagem, Bonsucesso e Penha. A concessionária informou que o trem não possuía problemas, mas ressaltou que os próprios passageiros abrem as portas das composições.
"A concessionária reforça que impedir o fechamento de portas do trem é considerado crime por expor a vida e a saúde de terceiros, conforme exposto no artigo 132 do Código Penal. O autor da infração está sujeito a pena de três meses a um ano de prisão. Quem comete este tipo de ato pode, ainda, ser enquadrado no artigo 260, que trata do perigo de desastre ferroviário. A SuperVia esclarece ainda que todos os trens passam por vistoria técnica diária para que não circulem com portas abertas, inclusive, com acompanhamento de fiscais da Agestransp", diz comunicado
