Por adriano.araujo

Rio - A CCR Barcas registrou um aumento de 157% no número de passageiros no trajeto Cocotá-Praça XV na manhã desta terça-feira, devido a grande demanda após a greve de rodoviários no Rio. Uma operação especial foi montada e reforçou o efetivo na Estação Cocotá, na Ilha do Governador, transportando 3.800 passageiro. Duas viagens extras (6h40 e 7h30) foram realizadas no trajeto, além da circulação já programada.

Estão previstos aumento da oferta de lugares, com partidas simultâneas e?ou embarcações de maior capacidade; e extensão da operação no horário do pico da tarde, com antecipação e prolongamento em 60 minutos nas partidas para a Praça XV.

Frota de ônibus circulando nas ruas sobe de 10% para 16, diz Prefeitura

A frota de ônibus circulando pelas ruas do Rio subiu de 10% para 16% no meio da manhã desta terça-feira, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes. A categoria paralisou grande parte da circulação às 0h, causando transtornos a muitos trabalhadores.

A previsão do fim da greve é somente às 23h59 de quarta-feira. Como a paralisação foi anunciada na tarde de segunda-feira, muita gente se programou e o caos foi menor comparado à paralisação da última quinta-feira. A frota do Rio é formada por 8,8 mil ônibus, de acordo com a secretaria. Portanto, o número de ônibus circulando atualmente na cidade é de 1.408. A Secretaria de Transportes espera que com o aumento da frota a volta para casa na tarde de hoje seja mais tranquila.

>>> LEIA MAIS: Onze pessoas são presas tentando impedir circulação

Apenas 16% da frota de ônibus está circulando na cidade do Rio de Janeiro. Greve terá duração de 48 horasFoto%3A Osvaldo Praddo

Poucos ônibus nas ruas do Rio de Janeiro

Excepcionalmente hoje, os carros que trafegarem na faixa seletiva da Avenida Brasil e pelos corredores BRS da cidade não serão multados. Na Zona Oeste, 10 ônibus da Auto Viação Jabour foram depredados, de acordo com a Rio Ônibus. Para tentar minimizar os impactos à população carioca, a Prefeitura do Rio montou um plano de contingência, junto às concessionárias CCR Barcas, MetrôRio e SuperVia.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, foram priorizados os ônibus que fazem ligações com outros modais, como linhas de ônibus intermunicipais, trem, barcas e metrô. Além disso, também foram priorizadas linhas essenciais para o deslocamento da população em áreas não atendidas por outros meios de transportes.

"Estamos priorizando as linhas que fazem a integração com trem e metrô, que estão com o horário de pico antecipado desde cedo e fazendo intervalos mínimos ao longo de todo o dia. Os poucos ônibus que estão circulando hoje estão selecionados para trabalhar em linhas de integração", disse o secretário Alexandre Sansão.

Passageiros se aglomeram para pegar ônibusOsvaldo Praddo / Agência O Dia

SuperVia

Foi antecipado o início da operação no horário do pico da manhã em 90 minutos. Ou seja, as 4h30 a Supervia começou a operar com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. No entanto, segundo a concessionária, os trens já estão circulando desde as 4h.

Houve reforço na operação dos trens especiais, com partidas de Bangu, Campo Grande, Deodoro e Madureira. De acordo com a concessionária, haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.

Metrô

O início da operação no horário do pico da manhã também foi antecipado no metrô em 60 minutos. Desde as 5h30, o Metrô Rio opera com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. Os trens da concessionária começaram a circular às 5h.

Assim como nos trens, no metrô haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.

BRT Transoeste

Segundo Prefeitura, cerca de 20% da frota de ônibus está circulando entre as estações Alvorada e Santa Cruz. Por medida de segurança, está suspensa a circulação no eixo da Avenida Cesário de Melo, no trecho entre as estações Santa Cruz e Campo Grande. Por volta das 9h, a frota já circulava com 40% dos ônibus no BRT.

SuperVia recebeu grande número de passageiros nesta terça-feiraFoto%3A Osvaldo Praddo


Você pode gostar