Por adriano.araujo

Rio - Começou às 10h desta quarta-feira a primeira etapa de interdições no entorno do estádio do Maracanã para o jogo entre Equador e França, pelo grupo E da Copa do Mundo, às 17h. Com isso, a circulação de veículos está proibida nas seguintes vias: ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário. Trânsito não apresenta retenções na região.

Às 11h, foi fechada a Radial Oeste, no sentido Centro. O sentido oposto continuará aberto ao tráfego de veículos. Também foram fechadas as seguintes vias: Avenida Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; viadutos Oduvaldo Cozzi e de São Cristóvão; Avenida Professor Manoel de Abreu em ambos sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; ruas Mata Machado, Radialista Waldir Amaral, e São Francisco Xavier, sentido Méier, trecho em frente à Uerj. A liberação de todas as vias deve acontecer duas horas após o fim da partida no estádio.

Taxistas estão autorizado?s a cobrar Bandeira 2 nesta quarta-feira

Ruas da região do Maracanã foram interditadas para jogo entre Equador e FrançaSaulo Stefano / Agência O Dia

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, podem circular nas áreas bloqueadas. Moradores que possuem vaga de garagem poderão entrar na área bloqueada desde que estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo, acessando exclusivamente pelas rua General Canabarro e Luiz Gama.

A operação vai contar com 1.650 controladores da CET-Rio e 488 agentes de controle urbano e de trânsito da Guarda Municipal (GM). Painéis de mensagens variáveis também auxiliam quem estiver chegando na região.

Feriado municipal

A prefeitura do Rio determinou feriado o dia inteiro. “Quando se antecipa os fechamentos, eles ficam muito mais impactantes ao trânsito. Logo, a melhor opção foi decretar feriado”, justificou o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis. Os serviços essenciais funcionam: como unidades de saúde, públicas e privadas, e transporte públicos. Comércio, restaurantes, pontos turísticos e locais de lazer ficam abertos, menos a Quinta da Boa Vista.

Segundo Dinis, a recomendação é de uso de transporte público. Haverá um bolsão de estacionamento na Ilha do Fundão para ônibus e vans fretados e, de lá, os passageiros poderão embarcar em transporte público. Os corredores BRS não funcionarão, exceto os de Copacabana, por causa do alto fluxo de turistas. O metrô e trem serão gratuitos para quem apresentar ingressos. As transferências das linhas 1 e 2 será no trecho da Central e Botafogo.

Trens, metrôs e barcas operam com esquema especial para atender os passageiros neste feriado com jogo no Maracanã.

No metrô, os torcedores que têm ingressos para os portões A, B e C devem desembarcar na Estação Maracanã. Já o público que acessará o estádio pelo portão D deve utilizar a Estação São Francisco Xavier, enquanto a Estação São Cristóvão é prioritária para quem terá de entrar pelo portões E e F.

Você pode gostar