Embarque com bicicleta nos trens da SuperVia em dias úteis é liberado

Acesso será permitido apenas no último carro da composição0, após as 21h. Medida começa a valer nesta segunda

Por O Dia

Rio - A partir da próxima segunda-feira, passageiros poderão embarcar nos trens da SuperVia com bicicleta, de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, no último carro das composições. O embarque já era liberado, desde 2012, aos sábados, após as 14h, e aos domingos e feriados, durante todo o dia. Até setembro deste ano, segundo a concessionária, mais de 30 mil embarques já foram feitos, sendo mais de nove mil acessos somente neste ano.

Leia mais: 

Aluguel de bicicletas se expandePassageiro do metrô pode embarcar com bicicleta, à noite, em dias úteis

“O embarque com bicicletas nos dias úteis faz parte da transformação que estamos vivendo e é um passo a frente que damos para tornar o modal ferroviário ainda mais sustentável em um mundo que discute, cada vez mais, a proteção ao meio ambiente. Pretendemos incentivar a população a fazer essa integração nos seus deslocamentos”, destacou Carlos José Cunha, presidente da concessionária.

Bicicletários

A concessionária disponibiliza bibicletários gratuitos aos passageiros nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. Ao todo, são quatro mil gavas oferecidas. Além disso, de acordo com a SuperVia, passageiros podem contar com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros. O funcionamento delas é de segunda a sexta-feira, das 4h às 0h, e aos sábados, das 4h às 23h.

O público geral, que não utiliza o trem também pode usar o bicicletário, mas há um custo de R$ 1 por dia. De acordo com estudos realizados pela SuperVia, a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para chegar às estações.

Pesquisas da concessionária também mostram que, dos passageiros que utilizam a bicicleta como meio de transporte complementar, 77% estão indo para o trabalho, 8% para a escola e 5% estão se deslocando para locais em que realizarão atividades de lazer.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas