Problemas na circulação dos trens do Metrô Rio e da SuperVia são registrados

Linha 2 do metrô abriu com 37 minutos de atraso e intervalos só foram regularizados às 6h20. Trens dos ramais Saracuruna e Belford Roxo circulam com atraso de 15 minutos

Por O Dia

Rio - A paciência de passageiros da SuperVia e do Metrô Rio foi testada mais uma vez, na manhã desta terça-feira, com problemas nos dois meios de transportes da Região Metropolitana do Rio. No metrô, as estações da Linha 2 abriram com um atraso de 37 minutos, no trecho entre Pavuna e Cidade Nova. Nos trens, um defeito em um equipamento causou atraso de 15 minutos na circulação dos ramais Saracuruna  e Belford Roxo.

Com trens atrasados%2C passageiros sofreram com composições lotadas no ramal SaracurunaSeguidor %40MendoncaDouglas


Segundo o Metrô Rio, às 5h, quando as estações deveriam ter sido abertas, foi detectado um problema na linha férrea, entre Engenho da Rainha e Inhaúma, e foi necessário fazer um reparo. Preocupados com o atraso, passageiros acabaram utilizando os ônibus. Os intervalos ficaram irregulares e só foram regularizados às 6h20, com o tempo de espera nas estações voltando ao normal, de quatro minutos e 30 segundos, para o horário de pico. A Linha 1 não foi afetada e opera com intervalos regulares.

Na SuperVia, um defeito em um pantógrafo de um trem do ramal Saracuruna, detectado às 6h37 na estação Triagem, casuou atrasos de 15 minutos nos ramais Saracuruna e Belford Roxo. De acordo com a concessionária, os passageiros do trem com problemas desembarcaram na plataforma da estação e seguiram viagem em outros trens, que passaram lotados, conforme registrou o seguidor de O DIA 24 Horas (@odia24horas) no Twitter, Douglas Mendonça (@MendoncaDouglas).

Ainda de acordo com a SuperVia, a espera por trens dos dois ramais nesta manhã chega a 30 minutos, no ramal Belford Roxo, e a 45 minutos, no ramal Saracuruna. O trem que apresentou problemas passa por manutenção em Triagem desde as 6h37. Ele seguia para a Central do Brasil, quando teve a sua viagem interrompida.

Flagrante em Triagem

Ainda em Triagem, um trem que seguia para a Central do Brasil, chegou à estação com as portas abertas. Em uma imagem enviada por um seguidor, identificado apenas como Gustavo (@Gustavoldc92), pode-se ver que passageiros arriscaram suas vidas, fazendo transferência irregular entre as plataformas, caminhando entre os trilhos, não optando pelas escadas da estação, que seria o modo seguro.

Passageiros fazem transferência irregular de plataforma na estação Triagem. Trem do ramal Belford Roxo chegou à estação com as portas abertasSeguidor %40Gustavoldc92

"Esse trem também foi evacuado. Notei a ausência de funcionários/seguranças da SuperVia na estação. Pessoas cercavam a bilheteria", relatou o seguidor de O DIA 24 Horas.

A SuperVia nega que o trem tenha sido evacuado, assim como também não confirma a ausência de seguranças e funcionários na estação Triagem. Sobre o trem do ramal Belford Roxo trafegar com as portas abertas, a concessionária "reforça que impedir o fechamento de portas do trem é considerado crime por expor a vida e a saúde de terceiros, conforme exposto no artigo 132 do Código Penal".

Segundo a SuperVia, o autor da infração está sujeito a pena de três meses a um ano de prisão. "Quem comete este tipo de ato pode, ainda, ser enquadrado no artigo 260, que trata do perigo de desastre ferroviário", disse a concessionária.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas