Acidentes e mudanças no Centro geram lentidão pelo segundo dia seguido

Cariocas enfrentaram trânsito complicado

Por O Dia

Rio - Uma série de acidentes voltou a causar transtornos no trânsito em diversos pontos do Rio ontem, um dia depois que a cidade parou por causa de um engavetamento entre cinco veículos no Túnel Santa Bárbara. Além disso, contribuem para a confusão no tráfego as mudanças de itinerários de 89 linhas de ônibus no Centro, desde sábado, que preparam a região para a interdição de metade das pistas da Rio Branco, a partir do dia 29.

Entre os acidentes, o mais grave envolveu um caminhão e uma moto e interditou, por mais de uma hora, a pista central da Avenida Brasil, no sentido Centro, pela manhã. Edilma A. Silva, de 27 anos, morreu no local do acidente e Cíntia D. Alves, 25, continuava internada em estado gravíssimo até a noite no Hospital Municipal Miguel Couto. A colisão foi registrada pelo Centro de Operações da prefeitura às 11h18 e gerou reflexos desde Manguinhos até Parada de Lucas, no sentido Centro. No sentido Zona Oeste, os reflexos chegaram até o Caju. A Linha Vermelha teve reflexos no tráfego.

No Campo de São Cristóvão%2C carreta tombou e atingiu carros paradosCarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

No fim do dia, os congestionamentos na região central, que se intensificaram após o reordenamento do transporte público, complicou também a volta para casa. Pelo menos 68 ônibus que desrespeitaram os novos itinerários já foram multados. Na região da Lapa, a Mem de Sá registrou ontem, assim como no dia anterior, engarrafamento por todo o dia.

No início da tarde, um carro caiu dentro do canal da Paulo de Frontin, no Rio Comprido, ao colidir com um micro-ônibus, um táxi e outro veículo de passeio. Carlos Henrique do Nascimento, 27, foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar. O estado de saúde dele não foi informado.

Antes, por volta das 7h30, uma carreta que transportava um contêiner tombou no Campo de São Cristóvão, próximo ao Centro de Tradições Nordestinas, e atingiu seis carros que estavam estacionados. O único ferido, Felipe S. Nascimento, 34, foi levado para o hospital Souza Aguiar e depois liberado. Também de manhã, um idoso de 76 anos foi atropelado por um ônibus na Avenida Rio Branco. Rosendo C. Silva segue estável no Souza Aguiar.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que o acidente no Santa Bárbara dificultou a avaliação do novo esquema dos ônibus no primeiro dia útil das mudanças. “Ainda estamos fazendo uma avaliação e até amanhã (hoje) teremos detalhes de como as coisas estão avançando. Com o passar dos dias, tudo voltará à normalidade”, afirmou.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas