Por adriano.araujo

Rio - O Governo do Estado investirá R$ 100 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na primeira fase de um programa da SuperVia, o "Segurança na Via", que tem como objetivo reduzir os riscos de acidente com pedestres, animais e veículos na linha férrea. O valor total do projeto conta com investimentos de R$ 600 milhões.

Esta primeira fase contemplará o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com a construção de dois viadutos, um no bairro Jardim Primavera e outro em Campos Elíseos, além de seis passarelas na região. Também serão construídos 11 quilômetros de muros nos ramais de Saracuruna, Vila Inhomirim e Guapimirim.

"Além de ampliar a segurança dos passageiros da SuperVia, a medida resultará no aumento da velocidade das composições, contribuindo para a diminuição de intervalos entre os trens. A ação também beneficia pedestres e motoristas, que cruzam passagens de nível ao longo da via férrea", disse a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

O Programa "Segurança na Via" prevê ainda a construção de 15 viadutos, 31 passarelas e 27 quilômetros de muros ao longo dos cincos ramais da SuperVia, para fechar cerca de 40 passagens de nível oficiais e 150 irregulares, além de reurbanização da área do entorno das estações onde serão construídas as passarelas e os viadutos. A previsão é de que as obras durem 40 meses a partir da assinatura do contrato.

Você pode gostar