Moradores de bairro de Casimiro de Abreu fecham BR-101 durante protesto

Eles pedem a construção de um trevo e uma passarela próximo ao bairro Boa Esperança

Por O Dia

Rio - Uma manifestação de moradores do bairro Boa Esperança, em Casimiro de Abreu, interditou por quase cinco horas a BR-101, na altura do município, nesta segunda-feira. Cerca de 50 pessoas fecharam a rodovia nos dois sentidos no km 192 às 4h50 reivindicando a construção de um trevo e uma passarela no local. Pneus e pedaços de madeira foram incendiados no meio da via.

O trânsito ficou bastante complicado no trecho, com congestionamento chegando a 22 quilômetros no sentido Rio de Janeiro. No sentido Rio, a retenção atingiu seis quilômetros. Equipes da concessionária Autopista Fluminense e da Polícia Rodoviária Federal negociaram a liberação da via.

A concessionária informou que trabalha na construção de um trevo em desnível (viaduto) no km 190, dois quilômetros do local do protesto, no entroncamento com a RJ-162, no acesso a Rio Dourado, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2015. Em nota, foi informado que está prevista a construção de um dispositivo para retorno em desnível (viaduto) localizado no km 194,1, no distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu. A localização foi definida e acordada durante reunião no escritório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Rio de Janeiro, em novembro de 2013, entre a agência, autoridades locais, representantes da sociedade civil, prefeitura e concessionária.

Ainda segundo a Autopista, também foram definidas as localizações de outros quatro novos dispositivos para a região de Casimiro de Abreu: Km 204,1, Km 208,4 e Km 213,4 e um elevado entre o km 205,7 ao km 206,7 sobre o trecho urbano da cidade. Os projetos destes cinco trevos foram apresentados ao município. Novos contornos e novas demandas serão analisadas e encaminhadas para análise da ANTT, agência reguladora do contrato de concessão. 

Sobre a passarela pedida pelos moradores, foi apresentado um estudo técnico à ANTT para a construção de novos dispositivos para travessia de pedestres no trecho duplicado da BR-101, no km 192 (Boa Esperança). A concessionária aguarda a manifestação da agência.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas