Nevoeiro na Baía de Guanabara atrapalha operações no Santos Dumont

Aeroporto fechou para manobras de pouso às 9h29 e reabriu às 10h22. Sensação térmica na Vila Militar atinge 43º C às 14h

Por O Dia

Rio - Um nevoeiro na Baía de Guanabara atrapalhou as operações no Aeroporto Santos Dumont na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Infraero, os pousos foram suspensos às 9h29. No mesmo horário, as decolagens começaram a ser feitas com o auxílio de instrumentos. Por volta das 10h22, os pousos voltaram a ser realizados, porém também com o uso de instrumentos.

GALERIA: Banhistas aproveitam mais um dia de sol quente nas praias do Rio

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, segue funcionando em condições visuais para pousos e decolagens, segundo o Riogaleão. Ainda de acordo com a Infraero, até as 11h desta segunda-feira, dos 59 voos previstos, seis foram cancelados e dois tinham sofrido atrasos. No Galeão, dos 51 voos programados, nenhum foi cancelado, porém cinco tinham sofrido atrasos. 

Céu azul e nevoeiro?

Embora pouquíssimas nuvens pudessem ser vistas no céu da Cidade Maravilhosa nesta segunda-feira, um nevoeiro se formou na Baía de Guanabara e atrapalhou as atividades do Santos Dumont. Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal tem uma explicação para o fenômeno.

Banhistas curtem mais um dia de intenso calor na praia de Ipanema . Máxima prevista para esta segunda é de 40ºC%2C porém às 14h já faziam 39%2C4º C na Vila MilitarDaniel Scelza / Parceiro / O DIA

"A temperatura da água do mar, combinada com as correntes marítimas de Cabo Frio, deixaram a água fria e, como o ar estava seco, essa água evaporou e condensou, formando a névoa úmida. No entanto, o nevoeiro aconteceu apenas naquele ponto específico", disse.

Previsão do tempo

O Rio de Janeiro terá mais uma semana de sol e bastante calor. De acordo com o Sistema Alerta Rio, vinculado ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio, nesta segunda-feira, não há previsão de chuva e os ventos variam de fracos a moderados. As temperaturas estão estáveis, porém elevadas, com máxima prevista de 40°C.

Sol%2C calor e céu claro são as características do tempo nesta segunda-feira. Temperatura máxima chega aos 40º C%2C segundo o Sistema Alerta RioAlessandro Buzas / Agência O Dia

Ao longo da semana, segundo o Inmet, haverá predomínio de tempo bom na capital fluminense, com possibilidade de uma rápida instabilidade no final da tarde desta terça-feira e início de noite apenas na Região Serrana e áreas que fazem divisa com Minas Gerais e Espirito Santo. Contudo, no Rio, o tempo segue estável.

Calorão

Ainda de acordo com o Inmet, por volta das 14h, os termômetros da estação meteorológica da Vila Militar marcavam 39,4º C. No mesmo período e local, a sensação térmica era de 43º C.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas