Rio - Um dos acessos de passageiros da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, da Linha 4 do Metrô, já ganha forma e está visível para quem passa pela esquina das ruas Joana Angélica com Visconde de Pirajá. A Linha 4 do Metrô fará a ligação da Barra da Tijuca a Ipanema.
A estimativa da concessionária é que cerca de 47 mil pessoas por dia sejam beneficiadas com a nova estação, a partir do primeiro semestre de 2016.
Arte na parede conta história do bairro
No acesso pela Rua Joana Angélica da Estação Nossa Senhora da Paz, foi instalado um painel feito em azulejos que contará um pouco da história do bairro e da Paróquia de Nossa Senhora da Paz.
Há referências à primeira escola do bairro, o Ginásio Franciscano e ao compositor Pixinguinha, que morreu dentro da igreja. O Cine Pax, as fachadas dos anos 20 e o Morro Dois Irmãos também foram representados. A imagem de Nossa Senhora da Paz finaliza a obra. Um painel adesivado já marca o espaço que será ocupado pelos azulejos pintados.
A obra é de autoria do arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, que há 24 anos restaurou a paróquia.
- Em todo lugar do mundo, as estações de metrô têm um envolvimento forte com o bairro. Se não é possível ver a paisagem, tem que ter arte - disse o arquiteto.