Por paloma.savedra

Rio - Em pleno Rio de Janeiro, a expressão 'caribe carioca' já tomou os banhistas. O motivo? As águas cristalinas que compõem, há uma semana, o cenário de um dos maiores cartões-postais da cidade: a Praia do Arpoador, na Zona Sul. O fenômeno tem até desbancado - ou ao menos, disputado - o famoso pôr do sol visto da pedra. 

Sexta quente lota Ipanema e Arpoador

Não que as belezas naturais da Cidade Maravilhosa já não impressionassem os turistas e os seus próprios moradores. Mas, agora, além das atrações comuns, como stand up paddle e o surfe, os banhistas adotaram máscaras e esnórquel para mergulhar. 

Em mais um dia de sol forte%2C praias de Ipanema e Arpoador ficaram lotadas%3B banhistas usaram snorkel para aproveitar o mar cristalino Alessandro Buzzas / Agência O DIA

Segundo o oceanógrafo David Zee, professor da universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o fenômeno é causado pela mudança da circulação e direção dos ventos, além da falta de chuva. Zee afirma que as águas que têm sido carregadas para o litoral carioca não são da costa - que geralmente carregam mais sujeira. 

"A água está mais quente e translúcida, diferente do que ocorre normalmente no Rio nas condições normais de verão. Geralmente, a água é fria por conta da ressurgência, que é a subida das águas frias do fundo do mar e que se espalham pelo litoral do Rio, o que não está ocorrendo", disse o especialista, que completou:

"Os ventos predominantes nesse momento são o de sul e sudeste, e não o de leste (paralelo à costa). Esses ventos fazem com que chegue a água de alto-mar, que é translúcida e diferente das águas costeiras que têm contaminação", explicou David Zee.

Há uma semana, banhistas aproveitam mar caribenho no Arpoador; a partir deste fim de semana, água deve mudar com ocorrência de chuvasAlessandro Buzzas / Agência O DIA

No entanto, o oceanógrafo lembra que com a chegada de uma frente fria na cidade, neste fim de semana, e as chuvas, o 'caribe carioca' começa a mudar de cor. 

Segundo o Instituto Climatempo, uma frente fria chega à região este fim de semana, provocando ventos e chuva no fim do dia. 

Você pode gostar