Por paulo.lima

Rio - Por volta das 15h15 desta sexta-feira, o município do Rio entrou em estágio de atenção, que é o segundo nível em uma escala de três e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, para as próximas horas. De acordo com o Alerta Rio, foi registrada chuva muito forte em Irajá por volta das 15h, com 13,4mm de precipitação.

A chuva alagou parte da via em frente ao Carioca ShoppingFelipe Martins / Agência O DIa


Também houve chuva moderada no Grande Méier (5,4mm), chegando a muito forte (16,2mm), Anchieta (2,2mm), Madureira (1,8mm) e Piedade (1,6mm). Seguidores de O DIA 24 Horas (@odia24horas) também relataram chuva na Penha, Sulacap, Brás de Pina e Inhaúma. Segundo a SuperVia, o Teleférico do Alemão foi fechado por volta das 15h10 devido as condições climáticas na região.

A Zona Oeste também sofreu com a chuva. Por volta das 6h, foi registrada chuva muito forte no Recreio dos Bandeirantes (13,4mm) e forte em Jacarepaguá (9,4mm) e na Grota Funda (7,0mm). Além de registros de chuva em Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, o acúmulo provocou bolsões d'água no trecho de Realengo da Avenida Brasil e na Estrada do Catonho, na pista que segue para Jardim Sulacap.

Prefeito diz que continuará alertando cariocas caso haja previsão de temporal

Segundo o meteorologista do Alerta Rio, Pedro Jourdan, o sistema de baixa pressão que atuava sobre o Rio e que trouxe risco de chuvas acima da média está se afastando para o oceano, mas a cidade está sob efeito de um fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que aumenta a instabilidade no tempo. Para o fim de semana, a previsão é que o tempo siga instável, com possibilidade de pancadas de chuva de moderadas à forte em pontos isolados da cidade, principalmente a tarde e a noite. A temperatura deve ultrapassar os 30 graus.

Apesar da expectativa de calor, o sol deve aparecer entre nuvens. Há tendência de melhora nas condições do tempo apenas na terça-feira, quando o fenômeno deve começar a perder força. Nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes declarou que continuará avisando aos cariocas sobre a possibilidade de chuva forte. "Vou continuar avisando quando a previsão for de chuva forte, para assim criar uma cultura de redução de danos", disse o prefeito.

Chuva registrada na região do MaracanãAdriano Araújo / Agência O Dia


Você pode gostar