Operação para retirada de carreta interdita Serra de Petrópolis no domingo

BR-040 irá funcionar em esquema de pare-e-siga, o que trará reflexos à fluidez do tráfego

Por O Dia

Rio - Uma grande operação está sendo montada para a retirada de uma carreta de grande porte que tombou na altura do km 85 da BR-040, sentido Rio de Janeiro, logo após o Túnel do Ouriço, na Serra de Petrópolis, Região Serrana do Rio. A partir da meia-noite de domingo, até às 6h, a Concer irá operar o tráfego da pista de subida no sistema de pare-e-siga, o que trará reflexos à fluidez do tráfego.

A operação para a retirada da carreta causará o fechamento de todas as saídas de Petrópolis para a BR-040 existentes entre os bairros Bingen e Quitandinha, a partir km 79 em ambos os sentidos.

Inspetores de tráfego e operadores de sinalização da Concer, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, estarão na pista de descida da serra durante a interdição orientando os motoristas. Um sistema de pare-e-siga será realizado na pista de subida da serra, entre as saídas de Petrópolis e o Belvedere do Grinfo, desde o início da operação, evitando assim retenções mais prolongadas no trecho.

Mapa do esquema pare-e-siga que será realizado na serra de PetrópolisDIvulgação / Concer

A carreta acidentada integrava um comboio de quatro veículos de carga de grande porte que subiu a serra durante uma operação de reversão da pista de descida, ocorrida na madrugada do último dia 30. O comboio transportava estruturas de aço para Sete Lagoas (MG), com pesos entre 58 toneladas e 88,7t. Os três primeiros veículos passaram pelo trecho normalmente, mas a última carreta colidiu no Viaduto Véu da Noiva, após perder um dos eixos traseiros. A colisão danificou três eixos e oito pneus.

As operações de reversão de pista na descida da Serra de Petrópolis são necessárias para carretas de grande porte porque a subida da serra é muito antiga, não apresentando acostamentos ao longo de sua extensão, o que impede a passagem desse tipo de veículo. Normalmente as reversões na descida ocorrem nas madrugadas de terça e quinta. A Concer lamentou o transtorno e ressaltou que a Nova Subida da Serra, cuja conclusão ocorrerá em meados de 2016, eliminará a necessidade das reversões de pista na descida da serra.

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