Por adriano.araujo

Rio - Quem passa pela Avenida Brasil no deslocamento entre casa e trabalho vai enfrentar prova de fogo nesta segunda-feira, primeiro dia útil após mais interdições para construção do BRT Transbrasil. Dois novos trechos estão em obras desde sábado, no Trevo das Missões e entre a Linha Amarela e a Passarela 10, em Bonsucesso.

As novas alterações, somadas a uma intervenção rápida para concluir a retirada da Passarela 6, em Manguinhos, na noite de sábado para domingo, causaram um congestionamento quilométrico ontem de madrugada. O transtorno foi tão grande que, às 2h30 deste domingo, a via estava engarrafada do Caju a Parada de Lucas no sentido Zona Oeste.

Congestionamento na noite deste sábado foi do Caju a Parada de LucasGustavo Ribeiro / Agência O Dia

Para permitir a construção dos pilares do Viaduto do Trevo das Missões, no entroncamento da Avenida Brasil com a Washington Luís, a obra passou a ocupar uma faixa da pista central, sentido Deodoro, e outra no sentido Centro, ambas junto ao canteiro central, entre as passarelas 16 e 19. A redução do número de faixas na via permanecerá até o término das intervenções.

Já no trecho entre a Linha Amarela e a Passarela 10, em Bonsucesso, mais uma faixa foi suprimida na pista central, sentido Deodoro. Ao todo, agora três faixas estão interditadas na pista central em direção à Zona Oeste, e não duas apenas.

A fim de reduzir os impactos e melhorar a capacidade do tráfego, nova faixa foi criada com a retirada de parte do canteiro lateral (entre a pista central e lateral), mantendo duas faixas liberadas para veículos na pista central sentido Deodoro. As faixas para ônibus, até o momento instaladas, serão mantidas para garantir a prioridade ao transporte público, informou a CET-Rio.

Nesta semana, um esquema especial será realizado entre 0h e 5h de quarta e quinta-feira, na altura de Bonsucesso, para montagem de uma passarela. No sentido Zona Oeste, haverá interdição total das pistas central e lateral, entre a Avenida Paris e a Rua 17 de Fevereiro. Para o Centro, serão fechadas totalmente as pistas central e lateral, entre a Rua 17 de fevereiro e a Avenida Londres, nesse horário.

Você pode gostar