Av. Brasil: Cet-Rio volta atrás e decide manter interdição prevista inicialmente

Fechamento da pista central, sentido Zona Oeste, volta a ser entre Cordovil e Irajá a partir deste sábado

Por O Dia

Rio - Após reduzir na última segunda-feira o trecho interditado para obras do BRT Transbrasil na Avenida Brasil, a CET-Rio voltou atrás e decidiu manter o bloqueio previsto inicialmente na pista central, que vai do Trevo das Missões, em Cordovil, até o Trevo das Margaridas, em Irajá, no sentido Zona Oeste. O fechamento totaliza 3,8 quilômetros e começa neste sábado.

Nessa semana, o órgão fez alguns ajustes operacionais e optou por fixar o horário de funcionamento da faixa reverível na pista central, sentido Centro, entre 11h e 21h, em dias úteis. Neste período, o tráfego fluirá no sentido Zona Oeste, visando aliviar o trânsito no trecho bloqueado para a obra. Ou seja, o motorista perde uma pista com quatro faixas e ganha apenas uma faixa, onde o tráfego está proibido para caminhões e carretas. Nos demais dias e horários, a reversível funciona como faixa exclusiva para ônibus que seguem em direção ao Centro.

LEIA MAIS:

Novo horário da faixa reversível da Avenida Brasil será definitivo

Faixa reversível é adiantada para aliviar trânsito na Avenida Brasil

Para evitar caos no trânsito, Prefeitura reduz trecho em obras na Avenida Brasil

Obra do BRT Transbrasil causa grande congestionamento na Avenida Brasil

Segundo a Cet-Rio, a faixa reversível deverá ser utilizada somente por veículos que desejarem seguir para a Zona Oeste. Aqueles que tiverem como destino a Rodovia Presidente Dutra, inclusive ônibus, deverão seguir pela pista lateral. Há ainda mais uma restrição de tráfego. Caminhões com altura superior a 4,5m não poderão seguir pela Avenida Brasil após o acesso à Rodovia Presidente Dutra. Estes veículos terão que fazer o seguinte desvio: Avenida Brasil, Dutra, Viaduto Coronel Phidias Távora, em Jardim América, Avenida Rio D’Ouro, Dutra novamente até voltar para a Avenida Brasil.

A decisão de diminuir o trecho interditado para obras do BRT Transbrasil na última segunda-feira ocorreu após ser registrado um congestionamento atípico na via expressa. No último sábado, dia com menor circulação de veículos, motoristas enfrentaram 12 quilômetros de retenção e os reflexos chegaram em Bonsucesso.

Na segunda-feira, primeiro dia útil após as intervenções, foi liberado o tráfego na pista central, sentido Zona Oeste, após o Viaduto de Parada de Lucas, e também foi antecipada a abertura da faixa reversível, de 13h para 11h, no entanto, ainda assim um longo congestionamento se formou. 

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas