Por luis.araujo

Rio - A Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Transportes anunciaram de forma oficial a implantação do 14° corredor BRS da cidade no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte, no próximo sábado, 5 de setembro. Esse é o terceiro BRS do bairro, que já conta com o BRS Teodoro da Silva e BRS Visconde de Santa Isabel.

Saiba mais: BRS em Vila Isabel pode proibir estacionamento e descarga

Saiba mais: Placas de sinalização começam a ser instaladas em Vila Isabel

O anúncio confirmou o que O DIA já havia noticiado quando as adequações na via estavam sendo feitas. A faixa de circulação exclusiva para ônibus vai funcionar na pista da direita no trecho entre a Praça Maracanã e Praça Barão de Drumond. A faixa exclusiva terá 1,5 quilômetros de extensão com oito pontos de ônibus divididos em dois grupos: BRS 2, 6, 7; e 4, 5 e Intermunicipal. Ao todo, 36 linhas vão trafegar pela faixa, sendo 31 municipais e cinco intermunicipais.

Faixa para o corredor de ônibus foi pintada na pista da direita da Boulevard 28 de SetembroLuis Araujo / Agência O Dia

Nos dias úteis, das 6h às 21h, e, aos sábados, das 6h às 14h (menos aos domingos e feriados), a circulação na faixa à direita do tráfego no trecho mencionado será permitida apenas aos ônibus ou micro-ônibus, de linhas municipais e intermunicipais regulamentadas, nos respectivos pontos de parada sinalizados; táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito, considerando o sentido de circulação da via; veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar e para transporte de portador de necessidades especiais, portando autorização específica emitida pelos órgãos de trânsito. É importante destacar que, para a implantação da faixa exclusiva, haverá restrições de estacionamento e parada na via mesmo após reclamação de moradores e comerciantes da região.

Placas com as informações sobre o BRS já foram instaladas na 28 de SetembroLuis Araujo / Agência O Dia

As normas de circulação são as mesmas de todos os outros corredores BRS espalhados pela cidade. Podem acessar a faixa azul do BRS e efetuar o embarque e desembarque os seguintes veículos: õnibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados, veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar, táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul, táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais. Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.

Como O DIA havia noticiado, os comerciantes foram informados em reunião com a CET-Rio que alguns estacionamentos de carros na via seriam extintos e também seria proibido a carga e descarga de caminhões nas baias existentes.

Para o BRS na 28 de Setmebro, a Secretaria Municipal de Transportes informou regras particulares que são: ficam proibidos a parada e o estacionamento ao longo da faixa da direita junto às edificações, durante o horário do BRS (seg a sex das 6 às 21h e sábado das 6 às 14h), fica proibido o estacionamento nas baias da pista da direita, o estacionamento rotativo nas baias do lado direito fica extinto, por determinação da SMTR, nas baias, só será permitido: embarque e desembarque, estacionamento para portador de deficiência física, ponto da táxi e carga e descarga, o embarque e desembarque serão implantados próximo às escolas, cursos e clínicas, será permitido o estacionamento para deficientes físicos em quatro baias ao longo da via, junto à Associação Atlética de Vila Isabel será implantado um ponto de táxi, todos os pontos de carga e descarga existentes na via serão mantidos, exceto os que ficam nas baias de ponto de ônibus. Serão criados novos locais de carga e descarga, além de vagas específicas para o transporte de valores e fora dos horários do BRS será permitido o estacionamento (seg a sex das 21 às 6h, sábados após às 14h e domingos e feriados o dia todo).

Placas com as informações sobre o BRS já foram instaladas na 28 de SetembroLuis Araujo / Agência O Dia

Em entrevista, o sócio proprietário do Strada Pizza e Grill e presidente do Polô Gastronômico de Vila Isabel, Luiz Antônio Moraes, afirmou que é muito preocupante o fim dos estacionamentos na Boulevard 28 de Setembro e que os comerciantes temem que a região vire um bairro de passagem.

"Nossa preocupação é em relação as vagas para estacionamento. Com a implementação do BRS na Teodora da Silva já perdemos em torno de 300 vagas. Agora, com o BRS na 28 de setembro, devemos perder algo em torno de 80 vagas ao longo da via. Sem contar que alguns estacionamentos que existiam na região estão dando lugar a prédios da construção civil. Estamos juntos com moradores e clientes amigos fazendo um abaixo assinado contra essa proibição de estacionamento. Vila Isabel vai acabar virando um bairro de passagem", disse o comerciante.

Reportagem de Luis Araujo


Você pode gostar