Por tiago.frederico

Rio - O Túnel Rio450 será fechado ao trânsito por no máximo dez minutos, uma vez ao dia, a partir desta terça-feira. O fechamento será sempre fora do horário de pico, de segunda a sábado, das 6h às 7h ou das 20h às 22h, devido às detonações da fase final da construção do Túnel Prefeito Marcello Alencar, que faz parte da nova Via Expressa que substituirá a Perimetral.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a interdição da via ocorre para garantir a segurança de motoristas que poderiam se assustar com o barulho. A expectativa é que esta etapa da obra seja concluída até o fim de março.

Túnel Rio 450 Oswaldo Praddo / Agência O DIA

Um painel de mensagem variável posicionado no cruzamento da Rua Primeiro de Março com a Avenida Presidente Vargas e cinco agentes de trânsito vão indicar o momento da operação e orientar os motoristas. O Centro de Controle de Operações (CCO) da Porto Novo monitora toda a atividade por meio das câmeras do túnel.

Ainda de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, instituições e moradores do entorno foram comunicados em visitas presenciais da equipe de Gestão Social da Porto Novo, onde receberam folhetos e cartazes com informações sobre a operação. Antes das detonações, sirenes são tocadas para comunicar o procedimento. Cada toque representa um aviso:

1º TOQUE: Alerta para a detonação, que deverá ocorrer em aproximadamente 30 minutos.
2º TOQUE: Sinaliza que a detonação deverá ocorrer em aproximadamente 10 minutos.
3º TOQUE: Indica o início da detonação e permanece acionada durante a mesma.
4º TOQUE: Ocorre após a detonação e aponta o término da operação.

Trajeto alternativo

Durante o fechamento, motoristas devem seguir pelas seguintes rotas:
- Sentido Região Portuária: Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Rua Sacadura Cabral.
- Sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói: seguir pela Avenida Presidente Vargas e Avenida Francisco Bicalho.

Você pode gostar