Por bianca.lobianco

Rio - Parem as máquinas: encontramos em Nova Iguaçu a carne que fala japonês. A lenda oriental do gado que bebe cerveja, recebe massagem e escuta música clássica. Histórias para boi dormir? Nem tanto.

A raça Wagyu é originária da região de Hyogo, cuja capital é Kobe, nome como a iguaria é conhecida mundo afora. Sim, os famosos bifes de Kobe fazem parte do menu da nova filial do Xandão Grill (3844-7102), inaugurada há uma semana na Rua Arcelino Pereira, na Via Light.

Com embriões importados na última década de países da América do Sul, o Brasil está criando exemplares da raça em estados como Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, de onde vem a carne servida pela primeira vez na Baixada.

A picanha e o bife de Kobe estão lado a lado na nova filial do XandãoPaulo Alvadia / Agência O Dia

A diferença está na qualidade e no alto percentual da gordura entremeada nos cortes, fenômeno conhecido como marmorização: veios brancos que derretem na grelha amplificando maciez e sabor.

Márcio Alexandre Coutinho, o Xandão, um apaixonado pela carne na brasa que já vendeu churrasco na rua e hoje tem três restaurantes especializados, descolou fornecedor e serve bifes de alcatra de Kobe para uma pessoa, por R$ 60, ou duas, a R$ 110, bons preços perto do que geralmente se cobra pelo produto.

Assim como outras carnes nobres, como o prime rib e o t-bone steak, com direito a linguiças artesanais de porco de entrada, os bifes dos bois de olhos puxados são acompanhados por três guarnições, entre as 11 oferecidas. As preferidas são o feijão tropeiro e o salpicão de frango, receita da mulher e sócia, Alina Coutinho. Para quem não é de carne, o bacalhau à moda é uma beleza servida com brócolis, batatas, azeitona e alho.

Para beber, há chopes e cervejas, mantendo o estilo dos bois. Eles são mesmo alimentados com a bebida, que abre o apetite e favorece que a gordura seja armazenada.

Também comem farelo de soja e flocos de milho e são confinados para se movimentar pouco. Dieta não recomendada para seres humanos.

Você pode gostar