O Dia no Grande Rio: Verba para a Saúde

O deputado Hugo Leal (PSC), líder da bancada do Rio de Janeiro, articula uma audiência da presidenta Dilma Rousseff com todos os prefeitos da Baixada Fluminense

Por O Dia

Rio - O deputado Hugo Leal (PSC), líder da bancada do Rio de Janeiro, articula uma audiência da presidenta Dilma Rousseff com todos os prefeitos da Baixada Fluminense. Na pauta, a ampliação do Programa Saúde da Família e a liberação de mais verbas federais para garantir que, até 2015, a cobertura chegue a 70% da população em todas as cidades da região. Para isso, segundo um planejamento feito em conjunto pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), seriam necessárias 754 equipes, com médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde, além dos equipamentos. As prefeituras alegam que não têm dinheiro porque suas folhas de pagamento de pessoal já estão perto dos 60% da receita, que é o limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

INTERMEDIAÇÃO

Para garantir o encontro de Dilma com os prefeitos da Baixada Fluminense, Hugo Leal procurou semana passada a ministra Ideli Salvatti. Em encontro quinta-feira no Palácio do Planalto, o deputado ouviu da ministra que levará o pedido à presidenta e que trabalhará para que o encontro seja marcado o mais rápido possível.

MENOS GASTOS NO FIM

Um dos argumentos mais convincentes que os prefeitos têm para apresentar à presidenta Dilma Rousseff é econômico. Eles vão mostrar estudos que provam que investimentos em programas de atenção básica de saúde resultam, no futuro, em economia, já que a prevenção evita despesas maiores, com internações e remédios.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada