Nova Iguaçu sob diversos ângulos

Catálogo com 74 reproduções será lançado terça-feira na Casa de Cultura de Ney Alberto

Por O Dia

Rio - O talento dos moradores de Nova Iguaçu estará preservada no catálogo da exposição ‘4 X Nova Iguaçu’, que será lançado nesta terça-feira, às 19h, na Casa de Cultura Ney Alberto. O catálogo reúne os trabalhos da mostra gratuita que segue até o dia 30, contando a história política e cultural da cidade.

Para o fotógrafo Mazé Mixo, 29 anos, fazer parte do projeto é um marco na carreira. “Sou de Nova Iguaçu e tenho orgulho disso. Retratar a Baixada é importante para mim”, confessa Mixo, autor da foto que mostra como ficou a casa de sua mãe após um incêndio. “Faz dois anos que o lugar ficou arrasado”, relembra. O artista fez um ensaio fotográfico no local usando uma amiga como modelo. “Os objetos que ela segura foram derretidos pelo fogo”, explica Mixo.

O catálogo será distribuído gratuitamente para quem comparecer ao lançamento. Depois, enviado a instituições de pesquisa e órgãos públicos da região. No recheio, 72 reproduções de fotos da coleção do ex-prefeito Arruda Negreiros, que registrou a cidade durante seu primeiro governo, entre 1930 a 1935. Além disso, 22 fotos de obras de artistas plásticos iguaçuanos, como Raimundo Rodriguez, Julio Sekiguchi, Bia Araújo, Cazé Araújo, Domi Junior e Filipak.

Com tiragem inicial de mil exemplares, o catálogo também reúne 27 imagens de fotógrafos locais como Alziro Xavier e Cleber Junior., além de 21 reproduções de esculturas da exposição ‘Devoções Iguaçuanas’. A apresentação de alguns textos foram escritos pelo historiador Marcus Monteiro, ex-presidente do Iphan.

Interessados em adquirir o catálogo devem procurar a Casa de Cultura (Rua Getúlio Vargas 51) aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada