Por camila.borges

Rio - A Prefeitura de Nova Iguaçu já começou a enviar para a casa dos contribuintes os 240 mil carnês do IPTU-2014, cuja cota única terá desconto de 15% se for paga até 30 de janeiro. O imposto também poderá ser pago em até 10 parcelas, dependendo do valor. Este ano, foi extinta a taxa de via (tributo embutido no total do imposto), deixando assim o IPTU mais barato.

De acordo com o secretário municipal de Economia e Finanças, Luiz Carlos Mayhé, até agora já foram postados 130 mil carnês nos Correios. O secretário destacou ainda que os descontos da cota única são concedidos de acordo com os prazos estabelecidos. Quem pagar até o dia 28 de fevereiro, por exemplo, terá um desconto de 10%. Até 15 de março o abatimento cai para 5%. A cota única também poderá ser quitada até 30 de março, mas sem desconto. O IPTU poderá ser pago em qualquer banco até a data do vencimento.

Inadimplência

O secretário revelou ainda que a taxa de inadimplência gira em torno de 50%. Mas, segundo ele, este índice deverá diminuir por causa do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis), que renegociou dívida de 54 mil contribuintes. “Muitas pessoas recebiam dois carnês de um imóvel só e não pagavam. Com o Refis corrigimos diversas distorções e a inadimplência agora deverá baixar. Ainda estamos avaliando milhares de processos e esperamos concluí-los o mais rápido possível para que as pessoas tenham a situação fiscal regularizada”, finalizou o secretário.



Você pode gostar