Por ramon.tadeu

Rio - No relógio, 15h. É quando os dentistas Edson Giehe, 41 anos, e Fábio Dias, 40, param para tomar café. Onde? Na recém-inaugurada cafeteria Nobel e Donuts, no Centro de Nova Iguaçu. Como ela, outros cafés-conceito — como são conhecidos — foram abertos há menos de um ano na Baixada Fluminense, para a alegria dos amantes da bebida. A sofisticação salta aos olhos.

‘Padrão Fifa’, há pelo menos quatro em Nova Iguaçu, uma em São João de Meriti e outra em Duque de Caxias. “É ótima para conversar ou ler um bom livro”, sugere Fábio: “Além, é claro, das excelentes opções de café.”

Próxima Sessão%2C no Centro de Nova Iguaçu%2C tem até locadora que dá um charme ao ambienteEstefan Radovicz / Agência O Dia

De todas, uma é a pioneira: o Próxima Sessão, também no Centro de Nova Iguaçu, onde funciona há sete anos. Uma locadora confere um charme a mais.

Para o empresário Luís Carlos Mansur, 53 anos, cliente antigo do local, o clima do ambiente é convidativo para, na saída, ainda alugar um DVD. “Já fui ao melhor café da Europa que fica na Itália e posso afirmar: o daqui não deixa a desejar”, garante. “É para isso que trabalhamos”, afirma o proprietário Marcos Freitas, 45, feliz com a chancela.

Mais antigo na cidade, Freitas se diz satisfeito com o surgimento da concorrência. “Éramos somente nós até pouco tempo. A competição faz bem, nos pressiona e cria consumidores. Que venham outros”, comemora.

Frequentadores aprovam sabor e requinte

O investimento em cafés é aprovado por frequentadores e amantes da bebida. “Até pouco tempo eu tinha que sair de Nilópolis, onde moro, e ir para o Centro do Rio ou para a Zona Sul”, revela o professor Rodrigo Beloto, 37 anos. “Agora, embora ainda não encontre na minha cidade, vou a locais agradáveis e mais próximos”, diz ele, que trabalha praticamente ao lado do Café & Etc., no Shopping Unigranrio, Caxias.

Seu proprietário, Fernando Reis, 26, revela que a ideia de abrir a cafeteria há 10 meses surgiu de seu próprio interesse pela bebida e da dificuldade de encontrar onde degustá-la. “Juntei a sede com a vontade de beber”, brinca.

Angel abriu o Giussepe's Café%2C em MeritiDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Mesma motivação teve Angel Melo, 31, que, com a família, abriu há cinco meses o Giussepe’s Café, em São João de Meriti. “Minha mãe adora frapê e não tínhamos aqui.”

Funcionando há apenas cinco meses, a estratégia da cafeteria de Angel para atrair público foi colocar preços do lado de fora da loja. “Muita gente olhava, mas não entrava por medo dos preços. Agora, eles entram”, comemora.

Do expresso ao frapês

Café expresso, frapê, frozenccino, capuccino, bebidas quentes, geladas, com chantilly e leite condenançado. As opções são várias e para todos os gostos —até para diabéticos. O Ciranda Café, no Centro de Nova Iguaçu, por exemplo, produz uma linha diet justamente para quem tem restrições ao açúcar.

Mas quem preferir a mistura ‘história e café’, a opção é a temática Cafeteria São Bernadino — também no Centro — aberta pelos trinetos de Bernardino de Souza e Melo, primeiro dono da fazenda que deu origem à cidade.

Bebida gelada ou quente acompanhada de chantilly faz o maior sucesso Estefan Radovicz / Agência O Dia

Onde saborear

Nova Iguaçu (Centro) - Nobel e Donuts: Rua Dr. Paulo Fróes Machado 95. Ciranda Café: Av. Dr. Mário Guimarães s/n. Próxima Sessão: Av. Dr. Mário Guimarães 620. Cafeteria S. Bernadino :Travessa Vila Ibothy 40.

São João de Meriti - Giuseppe’s Café . Av. Comentador Teles 1536, Vilar dos Teles.

Duque de Caxias - Café & Etc. Rua Professor José de Souza Herdy 1216, no bairro 25 de Agosto.

Você pode gostar