Por ramon.tadeu

Rio - O músico Ronaldinho do Cavaquinho vai trazer para a Baixada a turnê Choro Itinerante In Concert que homenageia mestres da música brasileira, como Waldir Azevedo. Conhecido nas noites de Conservatória, ele tem no repertório clássicos como ‘Arioso’, de Bach, e ‘Noturno’, de Chopin, em ritmo de choro. O trio é formado por Ronaldo (cavaco), Patrick Angello (violão sete cordas) e Carol D’Ávila (flauta). O projeto, na sétima edição, traz o formato ‘igrejas’, com shows gratuitas em paróquias em Caxias, no dia 27, em Nova Iguaçu, no dia 3, e em Itaguaí, no dia 17.

O músico Ronaldinho do Cavaquinho traz o formato ‘igrejas’%2C com shows gratuitos em paróquiasDivulgação

Capoeira em Meriti

São João de Meriti vai sediar o Festival Nacional da Arte Capoeira (Fenacap) de 15 a 17 de agosto. Cerca de 300 capoeiristas do país e do exterior são esperados . A iniciativa é fruto de parceria entre Fundação Capoeira e a prefeitura.

Meio ambiente

Uma palestra sobre queimadas será realizada na quarta-feira, das 9h às 17h, na sede da Associação Circo Social Baixada, em Vila Camorim, pela Guarda Ambiental de Queimados. A iniciativa faz parte do Projeto Ambiente Itinerante, que chegará também a outros nove bairros. Os participantes aprenderão também como fazer uma horta caseira e reutilizar pneus na decoração de jardins.

A abertura será no dia 15 ,das 17h às 23h, na Praça da Matriz, no Centro, com jongo, samba de roda e capoeira. Dia 16, as atividades serão, das 10h às 15h, no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, e das 19h às 21h, em frente à prefeitura. Dia 17, o local ainda será definido.

Guardas ambientais vão ensinar à população fazer horta caseiraDivulgação

Inscrições abertas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas, até o dia 28, para quatro especialidades em Caxias: auxiliar de secretaria escolar, assistente escolar, recepcionista e cuidador infantil. As vagas são destinadas a pessoas com Ensino Fundamental completo. As inscrições são online: pronatec.mec.gov.br/inscricao/

BASTIDORES

- Já está em funcionamento o novo Fórum Desembargador Alcides Carlos Ventura, inaugurado em Olinda. A comarca concentra atualmente 120.110 processos.

- Devido ao acúmulo de lixo, a coleta domiciliar em Santo Aleixo, em Magé, passou a ser diária nas ruas Saquarema, Laura Magalhães e Adam Blumer (até a Praça de Andorinhas). A iniciativa visa acabar com riscos à saúde da população.

- E por falar em Santo Aleixo, o distrito ganhou um Centro Administrativo. A unidade vai agilizar o atendimento das secretarias municipais, como as de Saúde, Educação, Fazenda e Habitação, entre outras.

AGENDA

- Hoje tem mais uma edição da feira de produtos orgânicos, das 12h às 18h, no Caxias Shopping. Entre os produtos vendidos, frutas, verduras e legumes. Destaque para café orgânico, peixes ornamentais e flores. O evento é gratuito.

- Hoje, a partir das 16h, a garotada poderá se divertir com a oficina de culinária do TopShopping. As crianças vão aprender a fazer cookies maluquinhos. A aula gratuita acontecerá na praça de alimentação, no segundo piso.

Você pode gostar