Rio - Há 15 anos sem receber a competição nacional de festas juninas, Queimados vai sediar de sexta a domingo a final do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas. Serão 21 grupos, de 11 estados brasileiros. Oito equipes são do Rio de Janeiro, e quatro representarão a Baixada Fluminense.
As expectativas estão depositadas sobre o desempenho da quadrilha São Judas Tadeu, de Mesquita. Isso porque ela é a mais antiga do mundo, com 58 anos. Além dela, disputam, também, a Fulejo do KM 32, de Nova Iguaçu, a Fogueirão de Queimados e a infanto-juvenil Enrola Mas Sai, de Duque de Caxias.

No Rio, há grupos dos bairros de Ramos e Paciência. A cidade de Angra dos Reis terá representante. Eles vão concorrer com grupos do Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Maranhão.
Para o secretário de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa, é o saudosismo que está fortalecendo as tradições, por isso, garante ele, a competição será um sucesso . “Estamos fazendo a nossa parte e vamos apoiar a todas as quadrilhas que queiram voltar a se apresentar, oferecendo estrutura”, promete o secretário, que já foi presidente da extinta Charlie Chaplin.
A tradição é antiga em Queimados. Antes as festas tinham temporadas anuais de até cinco meses. Além das conhecidas juninas e julinas, havia as agostinas (agosto), setembrinas (setembro) e até outombrinas (outubro).
“Por anos esta tradição esteve abandonada, mas a sociedade tem se mostrado suas raízes, e vamos colaborar para o resgate dessa expressão cultural”, afirma Marcelo Lessa.
A última etapa da nacional, neste fim de semana, ocorre na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados, sempre a partir das 19h.
PROGRAMAÇÃO
Sexta 25
- Enrola Mais Sai (RJ) – 21h
- Roraima (em eliminatória) - 21h45
- Flor do Sertão (MT) - 22h30
- Fulejo (RJ) – 23h15
- Capa Preta (ES) – Meia noite
- Paixão Junina(MG) - 0h45
- Maranhão – Em eliminatória (1h30)
Sábado 26
- São Judas(RJ) – Participação especial às 20h
- Paixão Rio Grande do Norte (em eliminatória), 20h15h
- Caiçara (SP) – 20h30h
- Mandacaru (GO) – 22h
- Alagoas (em eliminatória) - 22h45h
- Facho de Fogo(BA) – 23h30
- Pizada da Butina (TO) – 0h15
- Pará (em eliminatória) - 1h
- Pé de Serra (Distrito Federal) - 1h30
Domingo 27
- Cazumba (RJ) – Participação especial) às 17h
- Mistura Gostosa (PB) – 17h45
- Caiçara na Roça (AM) - 18h30h
- Unidos em Asa Branca (SE) - 19h15
- Ceará (em eliminatória) - 20h
- Pau Melado (DF) – Atual campeã brasileira, às 20h45
- Tradição (PE) – 21h30
- Espigão Show (RJ) – 22h15h
- Aurora Boreal(RJ) – Participação especial às 23h
- O resultado final sairá às 23h30