Por ramon.tadeu

Rio - Há 15 anos sem receber a competição nacional de festas juninas, Queimados vai sediar de sexta a domingo a final do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas. Serão 21 grupos, de 11 estados brasileiros. Oito equipes são do Rio de Janeiro, e quatro representarão a Baixada Fluminense.

As expectativas estão depositadas sobre o desempenho da quadrilha São Judas Tadeu, de Mesquita. Isso porque ela é a mais antiga do mundo, com 58 anos. Além dela, disputam, também, a Fulejo do KM 32, de Nova Iguaçu, a Fogueirão de Queimados e a infanto-juvenil Enrola Mas Sai, de Duque de Caxias.

Fogueirão%2C de Queimados%2C promete fazer bonito na grande finalDivulgação

No Rio, há grupos dos bairros de Ramos e Paciência. A cidade de Angra dos Reis terá representante. Eles vão concorrer com grupos do Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Maranhão.

Para o secretário de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa, é o saudosismo que está fortalecendo as tradições, por isso, garante ele, a competição será um sucesso . “Estamos fazendo a nossa parte e vamos apoiar a todas as quadrilhas que queiram voltar a se apresentar, oferecendo estrutura”, promete o secretário, que já foi presidente da extinta Charlie Chaplin.

A tradição é antiga em Queimados. Antes as festas tinham temporadas anuais de até cinco meses. Além das conhecidas juninas e julinas, havia as agostinas (agosto), setembrinas (setembro) e até outombrinas (outubro).

“Por anos esta tradição esteve abandonada, mas a sociedade tem se mostrado suas raízes, e vamos colaborar para o resgate dessa expressão cultural”, afirma Marcelo Lessa.

A última etapa da nacional, neste fim de semana, ocorre na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados, sempre a partir das 19h.

PROGRAMAÇÃO

Sexta 25

- Enrola Mais Sai (RJ) – 21h

- Roraima (em eliminatória) - 21h45

- Flor do Sertão (MT) - 22h30

- Fulejo (RJ) – 23h15

- Capa Preta (ES) – Meia noite

- Paixão Junina(MG) - 0h45

- Maranhão – Em eliminatória (1h30)

Sábado 26

- São Judas(RJ) – Participação especial às 20h

- Paixão Rio Grande do Norte (em eliminatória), 20h15h

- Caiçara (SP) – 20h30h

- Mandacaru (GO) – 22h

- Alagoas (em eliminatória) - 22h45h

- Facho de Fogo(BA) – 23h30

- Pizada da Butina (TO) – 0h15

- Pará (em eliminatória) - 1h

- Pé de Serra (Distrito Federal) - 1h30

Domingo 27

- Cazumba (RJ) – Participação especial) às 17h

- Mistura Gostosa (PB) – 17h45

- Caiçara na Roça (AM) - 18h30h

- Unidos em Asa Branca (SE) - 19h15

- Ceará (em eliminatória) - 20h

- Pau Melado (DF) – Atual campeã brasileira, às 20h45

- Tradição (PE) – 21h30

- Espigão Show (RJ) – 22h15h

- Aurora Boreal(RJ) – Participação especial às 23h

- O resultado final sairá às 23h30


Você pode gostar