Por felipe.carvalho

Aos poucos, a vida dos moradores de Xerém, no quarto distrito de Duque de Caxias, vai voltando à normalidade. Depois de muita expectativa, eles vão poder contar, a partir de hoje, com uma passarela sobre o Rio João Pinto, que liga o bairro do Café Torrado ao outro lado de Xerém.

A região foi uma das mais afetadas pelo temporal de janeiro de 2013, que destruiu centenas de casas e desalojou cerca de mil pessoas. Segundo a prefeitura, outras duas passarelas semelhantes serão instaladas. Além da passagem, ruas destruídas pelas chuvas foram recuperadas com obras de drenagem, saneamento, pavimentação e também de contenção.

A região está recebendo ainda obras de urbanização, que incluem áreas de lazer com parques, campo de grama sintética, quiosque para aposentados, além de um espaço de convivência e academia ao ar livre para pessoas da terceira idade.

Operários deram esta semana retoques na estrutura da passarelaDivulgação

A aposentada Gisela Câmara de Lucena, de 78 anos, conta que, para visitar seus parentes no outro lado do rio, tinha que fazer a travessia em uma passarela improvisada. “Tenho problema na perna e tinha dificuldades em atravessar o rio. Depois que ela foi destruída pelas chuvas tive que passar a usar o carro. Esta passagem vai facilitar a vida de todos que moram nesta área”, afirma a aposentada.

Segundo Cristina Lucena, neta de Gisela, alguém da família tinha que atravessar o rio para levar a avó até sua casa. “Ela ficava com a gente a maior parte do dia e, por isso, tínhamos que buscá-la. Agora, tudo será mais fácil. A passarela é fundamental para quem vive deste lado de Xerém”, diz Cristina.

Você pode gostar