Arma contra enchentes emBelford Roxo

Equipamento vai monitorar em tempo real o nível do Rio Botas e ajudar na emissão de alertas para a população

Por O Dia

Uma Estação Hidrológica Automática foi instalada em Belford Roxo. O equipamento, o primeiro do tipo na Baixada, funciona no bairro São Bernardo, monitora em tempo real o nível do Rio Botas e agiliza a emissão de alertas de risco para a população.

O aparelho garantirá autonomia ao município no controle de cheias. Hoje, os dados são fornecidos pelo 4° Grupamento de Bombeiros Militares, em Nova Iguaçu.

A aquisição do equipamento foi uma conquista da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo a Defesa Civil de Belford Roxo, com as informações do equipamento, ficará mais fácil avisar aos moradores de áreas de risco sobre uma possível enchente.

Em nota, a direção da Defesa Civil informou que vai poder avisar os moradores com antecedência sobre a alta do rio e preveni-los no caso de um transbordamento. “Essa estação vai ajudar a cidade a não ser pega de surpresa por uma inundação, evitando prejuízos”, diz o documento.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada