Programa de Resistência as Drogas forma alunos em Caxias

Certificados foram entregues nesta segunda, no Centro Esportivo Laury Vilar

Por O Dia


O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (Proerd) formou, nesta segunda-feira (24), alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino do município de Caxias, que participaram do segundo semestre do curso. A entrega de certificados, promovida pela Prefeitura da cidade, em parceria com a Polícia Militar, aconteceu no Centro Esportivo Laury Vilar. Na primeira formatura, alunos das escolas municipais Motta Sobrinho e municipalizada Castro Alves receberam certificados.

Durante a comemoração, quatro alunas receberam medalhas por se destacarem pela redação sobre o projeto Proed e o que aprenderam durante o curso. Da escola Castro Alves foram destaque as alunas Karen Helen e Tailane Martins, das turmas 501 e 502, Da turma 501, da EM Mota Sobrinho, Sara Gomes, de 11 anos, do 5º ano e Gabriela Braga foram as escolhidas pela redação. Emocionada, Sara representou as colegas homenageadas e leu para os convidados e os representantes da secretaria de Educação e do Proerd sua redação. “Nas aulas aprendi que é importante que a gente viva sem as drogas, o álcool, a violência e o bullying. O que aprendi vou repassar para outras pessoas”, disse a aluna premiada Sara Gomes.

O Proerd visa reduzir a demanda pelas drogas, prevenindo o abuso do álcool e outras substâncias por estudantes do Ensino Fundamental. Além de reduzir o índice de violência, construir uma cultura de paz nas escolas e promover através de ações educacional o fortalecimento entre a SME, a Polícia Militar, as escolas e as famílias.

Da secretaria de Educação, a diretora do Departamento de projetos Educacional, Regina Crivano representou o secretário Marcos Vilaça. O Proerd foi representado pelos instrutores sargento Fonseca (responsável pelos alunos das unidades Motta Sobrinho e Castro Alves), sargento Romilson, cabo Lilian e soldado Joyce, instrutores em Duque de Caxias. As escolas foram representadas pelas diretoras Tânia Mara (Motta Sobrinho) e Claudete Vasconcelos que estavam acompanhadas de professores e pais de alunos.

Amanhã, formatura do Proerd certificará alunos das escolas Ana Nery e Rui Barbosa, no Espaço Festa no Bairro Dr. Laureano e no Clube Essencial, respectivamente, no bairro Dr. Laureano. Na quarta-feira (26/11), receberão certificados alunos das escolas Sônia Regina Scudese e EM Bairro Califórnia, no Pilar e Professor Oneres de Oliveira, bairro Parque Felicidade.

A entrega de certificados vai até o dia 04 de dezembro. Também participaram do curso do Proerd as escolas municipais Elizabeth Lopes Cabral, Professor Paulo Freire, Minas Gerais, José Camilo dos Santos, Alberto Ribeiro Vasconcelos, Vinte e Um de Abril, Wilson de Oliveira Simões, General Tibúrcio, General Sampaio, Laurentina Cardoso Duarte, Professora Nilcelina dos Santos Ferreira, Ciep 319 Oduvaldo Viana Filho, Anton Dworsak, Marechal Mascarenhas de Moraes, Dr. Ely Combat, Santo Agostinho, Carlos Drummond de Andrade e Joaquim Silva Peçanha.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada