Matrículas para escolas municipais de Nova Iguaçu começam em dezembro

Alunos e interessados terão de 8 de dezembro a 6 de fevereiro para se matricular na rede municipal de ensino da cidade

Por O Dia

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu divulgou nesta terça-feira (25) o calendário para as matrículas na rede municipal de Ensino da cidade, que atenderão da educação infantil, 9º ano e Educação de Jovens e Adultos ( EJA). Os interessados deverão ficar atentos ao prazo, que será de 8 de dezembro a 6 de fevereiro. Segundo a Secretária de Educação Maria Aparecida Rosestolato, é preciso atentar para as especificações das datas para as sérias doa estudantes.

As matrículas da educação infantil e primeiro ano do ciclo de alfabetização, por exemplo, acontecerão de 08 de dezembro a 9 de janeiro. Já quem precisa ser matriculado para o segundo ano do ciclo de alfabetização, 9º ano e EJA, o período é de 05 de janeiro a 06 de fevereiro, na unidade escolar onde o responsável deseja matricular o aluno, cujo cadastro é vinculado ao horário integral, caso haja disponibilidade para atividades extracurriculares, pela manhã ou tarde.

A professora Aparecida chama atenção ainda para outro fator que causa dúvidas para muitos pais, a idade para matricular os alunos da educação infantil. No caso do Infantil 2 é necessário ter de dois a dois anos e onze meses até 31 de março de 2015. O mesmo critério de idade completa é válido para as séries posteriores até o infantil 5, onde a criança deverá ter cinco anos ou cinco anos e 11 meses até 31 de março de 2015. “E preciso esclarecer que esta não é uma regra municipal e sim uma determinação, por meio Art. 8º da Resolução CNE/CEB nº 07 e do Parecer nº 022, do Conselho Nacional de Educação”, esclareceu a secretária.

Já no caso do ensino Fundamental, a mesma resolução determina, que para os primeiro, segundo e terceiro anos, é necessário ter seis, sete e oito anos completos até 31 de março de 2015. A Rede Municipal de Ensino oferece inclusão, portanto, os alunos com necessidades especiais devem ser matriculados em classes regulares, com atendimento nas salas de recursos. A meta da secretaria é que este aluno seja matriculado na unidade escolar mais próxima de sua casa. A renovação de matrícula acontece no dia 28 de novembro.

Documentos necessários para realização da matrícula:

Dois retratos em tamanho 3x4;. Cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade

do requerente, com os respectivos originais para conferência;. Cópia da Identidade e do CPF do responsável ou do próprio requerente, quando maior ou emancipado, com os respectivos originais para conferência; 4. Histórico Escolar original ou Declaração de Escolaridade, com validade de 30 (trinta) dias, onde deverão constar o(a) último(a) ano/série escolar concluído(a) e o ano de conclusão; comprovante de residência atualizado; caderneta de vacinação do aluno menor de sete anos de idade; cartão do Sistema Único de Saúde –SUS do requerente, fator RH.

Calendário:

08 de dezembro a 9 de janeiro- Educação infantil e primeiro ano do ciclo de alfabetização

05 de janeiro a 06 de fevereiro- Segundo ano do ciclo de alfabetização, 9º ano e EJA

Últimas de _legado_O Dia na Baixada