Natal com ‘neve’ em Nova Iguaçu

Espetáculo com efeito especial será levado a 11 bairros. Evento terá presépio vivo

Por O Dia

Que calor, que nada! A previsão do tempo diz que vai nevar em Nova Iguaçu. Mas não se trata de fenômeno meteorológico. É que até o dia 19 o espetáculo teatral ‘Natal Encantado’ levará o efeito especial ao Centro e mais 11 bairros, que irão virar um verdadeiro ‘Polo Norte’, a terra do Bom Velhinho.

Além da neve artificial, os moradores de Nova Iguaçu assistirão a um musical com bailarinos e a um presépio vivo, que representará o nascimento de Jesus Cristo. Papai Noel, claro, também estará na comitiva. Tudo de graça.

Setenta artistas contam a história de duas crianças que só conhecem o Natal pelas vitrines. Trajeto do elenco até os bairros é feito por trens temáticos Alziro Xavier / Divulgação

São 70 pessoas no palco. No total, mais de 500 profissionais, entre técnicos, apoio e elenco, estão envolvidos no espetáculo. O trajeto dos artistas até os bairros é feito por cinco trenzinhos que estão rodando os quatro cantos da cidade com temas natalinos, como trenós, fábrica de brinquedos, a casa do Papai Noel e uma fábrica de doces.

O espetáculo conta a história de dois menores de rua que só conhecem o Natal pelas vitrines. “Eles serão levados por Papai Noel, que vai apresentá-los à fábrica de brinquedos e mostrar o verdadeiro espírito do natalino”, conta Marcelo Borghi, diretor do musical. “Todos os artistas são da cidade”, ressalta.

Segundo Borghi, 60 desses artistas, entre atores, cantores e bailarinos, são da Companhia de Artes Cênicas de Nova Iguaçu, da Secretaria de Cultura. “Esta será a primeira apresentação deles, desde quando o grupo foi criado em maio. Vamos fazer uma nova seleção em janeiro para montar um musical que vai contar a história da cidade”, revelou o diretor.

O texto do ‘Natal Encantado’ é de Felipe dos Santos e os figurinos, de Arnold dos Anjos e Jenifer Ferreira. As coreografias são assinadas por Márcio Paulino.

O ator Tiago Costa, que interpreta Papai Noel, disse que um dos objetivos é resgatar o espírito do Natal, que é o do amor fraterno, solidariedade e nascimento de Cristo. “Ver os olhos das crianças brilhando não tem preço”, diz.

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

Lixo vira casa do Papai Noel e árvore de Natal na Praça Santos Dumont, no Centro

Já imaginou garrafas PET transformadas em sinos, bonecos de neve e anjos? Na Praça Santos Dumont, no Centro, toda a magia de Natal virou realidade através do projeto Eco Natal Encantado realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

Todos os materiais foram feitos manualmente por cerca de 300 voluntários do grupo de artesãos de Tinguá, catadores de material reciclado da cooperativa do Ponto Chique e por alunos do Projeto Juventude Viva, da Secretaria de Assistência Social do município.

Até o dia 21 de dezembro (somente nos fins de semana), quem passar pelo local entre 19h e 21h poderá tirar foto de graça com o Papai Noel e seu auxiliar, o duende. Já para quem gosta de artesanato há a opção de visitar e comprar o presente de Natal nas 20 barracas que ficarão por lá até 6 de janeiro.

Segundo a coordenadora Ana Melo, o projeto será ampliado para as escolas municipais no ano que vem. “Queremos ensinar às crianças que o lixo pode virar um enfeite. Basta usar a imaginação”, disse.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

8/12 - Praça do Km 32. 19h.

9/12 - Praça de Cabuçu. 19h

10 /12 - Rua Santa Rosa, esquina com Avenida dos Inconfidentes, em Austin. 19h.

11/12 - Em frente ao clube Vasquinho de Morro Agudo, em Comendador Soares. 19h.

12/12 - Largo do bairro Jardim Tropical. 19h.

15/12 - Praça do Caiçara, Carmary. 19h.

16/12 - Praça de Santa Rita. 19h.

17/12 - Praça do DPO de Miguel Couto. 19h.

18/12 - Praça de Tinguá. 19h.

1 9/12 - Praça de Vila de Cava. 19h

Últimas de _legado_O Dia na Baixada