Museu Itinerante visitará cinco escolas de Duque de Caxias até o fim de 2015

Projeto do Inmetro mostrará aos alunos experimentos científicos

Por O Dia

Quatro escolas de Xerém, e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), em Duque de Caxias, foram selecionadas para receber o micro-ônibus do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que começará a percorrer o estado em março. Ao todo, foram 17 unidades escolhidas no estado.

O projeto Museu Itinerante foi lançado dia 11 de e visa mostrar experimentos científicos relacionados às diversas áreas da metrologia. Além de proporcionar a interação de alunos, será exposto também o primeiro produto certificado pelo Inmetro, um eixo veicular (de caminhão).

O veículo foi adaptado com um laboratório para elaborar as pesquisas, microscópio, pia, monitor, três mesas grandes, televisão,vídeo, computador, entre outros acessórios. E têm a capacidade de comportar 14 pessoas. Durante as visitas serão realizados circuitos de até seis experimentos.

Veículo foi adaptado com um laboratório para elaborar as pesquisasDivulgação

De acordo com Renata Bondim, chefe do Centro de Informação e Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade (Cicma), é preciso aproximar a sociedade da ciência para que haja entendimento sobre o trabalho que é feito pelo Instituto. “Nosso objetivo é disseminar a cultura da metrologia expondo os experimentos elaborados pelo Inmetro, que revelem a ciência por traz de tudo isso", explica a pesquisadora.

As escolas estaduais selecionadas foram: Círculo Operário, Santo Antônio e a Barão de Mauá. Também foram escolhidas a Escola Municipal Brasília e a Faetec.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada