Hora de matricular os alunos e garantir vaga para o ano letivo

Inscrições já podem ser feitas para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) , além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por O Dia

Para facilitar a vida dos pais que vão matricular os filhos na rede municipal de ensino, a maioria das prefeituras da Baixada já disponibilizou o calendário para o ano letivo de 2015. As vagas disponíveis são para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), além do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com a informatização de todo sistema, a Prefeitura de Duque de Caxias, por exemplo, planeja agilizar as matrículas e evitar filas na porta das escolas. As 59 unidades municipais serão polos e a previsão é de cerca de 20.340 alunos sejam matriculados. O período de inscrição vai de 23 e 30 de janeiro para o 6º ano e EJA.

Já em Belford Roxo, a renovação das matrículas foram feitas automaticamente em cada escola no último dia 8. Para os novos alunos, interessados em ingressar do primeiro ou segundo segmentos, além do EJA, o prazo no próximo dia 30.

Mesquita teve 14 mil alunos matriculados este anoDivulgação

De acordo com a subsecretária pedagógica de Educação, Eliete Azevedo, os pais poderão fazer as matrículas nas escolas próximas às suas casas ou de sua preferência. “A medida foi tomada para diminuir os grandes deslocamentos e para evitar ao máximo as longas filas de espera. Isso facilitará a inscrição dos alunos para o ano letivo de 2015. Estamos disponibilizando cerca de 6.670 vagas desde a Educação Infantil ao EJA”, afirma a subsecretária.

Além dos prazos, os pais deverão ficar atentos à idade mínima de cada série. Segundo a secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Aparecida Rosestolato, por ser um caso que causa muitas dúvidas, a idade mínima para a criança ingressar na segunda etapa do Ensino Infantil é de 2 anos ou 2 anos e 11 meses até 31 de março. “É preciso esclarecer que esta não é uma regra municipal e sim do Conselho Nacional de Educação”, informou a secretária Rosestolato.

As matrículas para Educação Infantil e primeiro ano de alfabetização em Nova Iguaçu encerram dia 9 de janeiro. Já para o segundo ano do ciclo de alfabetização, 9º ano e EJA, serão realizadas entre 5 de janeiro e 6 de fevereiro, na escola mais perto de casa, onde o responsável deseja matricular o aluno.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada